Tendências de viagens para 2022, segundo a Lonely Planet

Conheça as sugestões de uma das mais conceituadas revistas de viagens do mundo, que elegeu os melhores países, regiões e cidades a visitar em 2022. São destinos inspiradores mas cuja seleção também levou em conta critérios de segurança sanitária.

A Lonely Planet lançou o tradicional livro Best in Travel no qual seleciona os melhores destinos de viagens em 2022. A seleção é dividida entre países, regiões e cidades que, segundo os autores, “oferecem uma amplitude e diversidade de experiências de tirar o fôlego”. Os editores da Lonely Planet não escondem que este ainda será um ano onde não podemos esquecer as preocupações com a segurança. “Enquanto a pandemia continuar a impactar o mundo, temos que continuar a equilibrar viagens e segurança, apesar do nosso infinito desejo de viajar. Nesse sentido, o ranking de 2022 é não só uma lista de sonhos e desejos para o futuro, como também uma sugestão de lugares a visitar imediatamente.”

 

Melhor país: Ilhas Cook

“Paisagens naturais deslumbrantes, águas cristalinas, cores difíceis de descrever”, são algumas das razões que levaram a Lonely Planet a escolher este arquipélago como o melhor país a visitar em 2022. São 15 ilhas vulcânicas descritas pela publicação como “gotas de terra ao longo de 2 milhões de quilómetros quadrados de Pacífico azul e selvagem, ao mesmo tempo remotas e acessíveis, modernas e tradicionais”. Situadas na Polinésia, no Oceano Pacifico Sul, as ilhas Cook são famosas pela preservação do seu património cultural e ambiental e por serem um destino romântico por natureza, com inúmeros locais para a prática de mergulho e de snorkeling. Destacam-se três ilhas: a Rarotango, a maior do país, conhecida pela riqueza cultural e gastronómica e onde é inevitável a visita à comunidade nativa dos Maori chamada Te Vara Nui Village; a ilha Aitutaki que tem uma das mais belas lagoas do mundo, rodeada por 15 ilhéus desertos e com praias de sonho e, por fim, a ilha de Atiu, considerada a capital ecológica do pais que abriga diversas espécies de aves tropicais.

  • Outros países do top 10 da Lonely Planet
    Noruega, Maurícias, Belize, Eslovénia, Anguila, Omã, Nepal e Egito

 

Melhor região: Westfjords, Islândia

“Os Fiordes Ocidentais (Westfjords) são o local onde as dramáticas paisagens islandesas alcançam o seu clímax e onde o turismo em massa desaparece, dado que esta região é visitada por apenas 10% dos turistas”, justifica a Lonely Planet. Os Westfjords são famosos pelas suas montanhas, praias, fiordes e quedas de água, rodeadas por um cenário inóspito e dramático, que causam um inegável impacto em quem as visita. Um dos seus atrativos são as estradas tortuosas que culminam em vilas piscatórias onde ainda se conservam as tradições ancestrais. A capital, Ísafjördur, oferece um museu dedicado ao modo de vida local e um restaurante que presta um tributo aos vikings, os primeiros habitantes desta região.

 

Westfjords-Iceland

  • Outras regiões do top 10 da Lonely Planet
    West Virginia (Estados Unidos), Xishuangbanna (China), Kent’s Heritage Coast (Reino Unido), Porto Rico (Estados Unidos), Shikoku (Japão), Deserto de Atacama (Chile), The Scenic Rim (Austrália), Vancouver (Canadá) e Borgonha (França).

 

Melhor cidade: Auckland, Nova Zelândia

“Auckland é constantemente citada como sendo uma das cidades mais bonitas e com melhor qualidade de vida do mundo, mas uma consequência imprevisível da crise sanitária foi o florescimento da sua cena cultural, que colocou a empolgante criatividade local noutro patamar”, escreve o Lonely Planet. Além da vida urbana animada, a cidade mais populosa da Nova Zelândia, também é conhecida pelo acesso fácil às praias, reservas naturais, fontes termais e regiões vinícolas. Está situada entre dois portos naturais, um no mar da Tasmânia e outro no golfo Hauraki, no Pacífico, e rodeada por 50 cones vulcânicos. O centro da cidade pode ser tranquilamente percorrido a pé, sendo os principais pontos de referência a Sky Tower, o maior edifício da cidade com 328 metros, e o porto, pleno de restaurantes e bares.

 

Auckland New Zealand

  • Outras cidades do top 10 da Lonely Planet
    Taipei (Taiwan), Friburgo (Alemanha), Atlanta (Estados Unidos), Lagos (Nigéria),  Nicósia/Lefkosia (Chipre), Dublin (Irlanda), Mérida (México), Florença (Itália) e Gyeongju (Coreia do Sul).

 

Visite o site da Lonely Planet e descubra momentos de viagem dignos de histórias.

Siga as tendências com a Sage!