“Os eventos anuais da Sage são sempre importantes”

A Ogidata nasceu em 1976 como gabinete de contabilidade e desde 2000 que comercializa software Sage, designadamente o Sage for Accountants e a Sage 50cloud Faturação. A responsável da empresa, Ana Bacelar, destaca a importância do Sage Partner Kickoff. “ É um local onde são partilhadas ideias e experiências e onde Parceiros e a equipa da Sage se podem encontrar. É, no fundo, um lugar onde se aprende e convive”, resume.

A Ogidata é uma empresa familiar que nasceu em 1976 como gabinete de contabilidade e, por volta de 1985, passou a dedicar-se também à comercialização de hardware e software de gestão produzido pela própria empresa. No entanto, com a queda do MS-DOS, que já há alguns anos vinha a ser substituído pelo Windows, houve que repensar a questão do software: dar continuidade ao já existente ou consultar o mercado. E foi assim que a empresa identificou o software Sage como a solução mais adequada.

Hoje, muito pelo facto de ter nascido como gabinete de contabilidade, e também devido à formação nesta área por parte de Ana Bacelar, a responsável pela empresa, a Ogidata aposta sobretudo no mercado dos contabilistas que, depois, acabam também lhe trazer os seus próprios clientes, sobretudo na área das soluções de faturação. Daí que as principais soluções comercializadas pela Ogidata sejam o Sage for Accountants e o Sage 50cloud Faturação.

 

Soluções intuitivas e fáceis de instalar

“Os nossos clientes fazem-nos chegar os seus clientes, os seus conhecidos, os seus amigos”, explica Ana Bacelar, que admite que o “boca-a-boca” tem sido de tal forma tão eficaz que a empresa pouco tem apostado em publicidade para promover os seus serviços. Hoje, o negócio da Ogidata é praticamente todo proveniente das soluções Sage, que é a única marca de software que a empresa representa.

“Na minha opinião”, refere Ana Bacelar, “as soluções Sage são bastante intuitivas e fáceis de instalar. A maioria dos nossos clientes não precisa sequer da Ogidata para fazer as suas atualizações! Contudo, a Ogidata tem um papel fundamental na formação e no acompanhamento do trabalho no dia-a-dia dos seus clientes. E é muito positivo para um contabilista abrir uma empresa de contabilidade e ter desde logo um plano de contas parametrizado com as contas de IVA, campos para declarações, etc

Quanto ao que o futuro reserva à sua empresa e ao que espera que venha a ser a evolução do mercado, a responsável da Ogidata admite que “é sempre difícil prever o futuro, mesmo que próximo, mas neste momento, devido à situação pela qual estamos a passar, a dificuldade é acrescida. Penso que será inevitável que muitas empresas sejam obrigadas a reduzir o volume de trabalho e de funcionários, ou mesmo a fechar portas; no entanto, também penso que irão surgir novas empresas, e é nisso que quero acreditar”, conclui.

Um dos fatores que permite a Ana Bacelar olhar com alguma confiança para o futuro da Ogidata são os resultados que alcançou neste ano, com um crescimento sustentado superior ao ano anterior, que são fruto de uma aposta cada vez maior na assistência aos seus Clientes. “As exigências legais e dos clientes são o que está na origem das alterações cada vez mais frequentes aos programas. E é neste âmbito que contamos com a Sage, para poder dar uma resposta atempada e oferecer novas funcionalidades que facilitem e agilizem o trabalho dos utilizadores dos programas”.


Presença no Sage Partner Kickoff

Este ano, o evento anual Sage Partner Kickoff terá um formato diferente, devido à situação de pandemia. Mas isso não significa que a Ogidata não vá marcar presença, antes pelo contrário. “Os eventos anuais da Sage são sempre importantes, por nos darem uma visão do ano anterior e uma perspetiva para o ano seguinte”, defende Ana Bacelar. “É um local onde são partilhadas ideias e experiências; onde Parceiros e responsáveis da Sage se podem encontrar; é, no fundo, um lugar onde se aprende e convive e este ano, mesmo que por razões óbvias tenha que ser feito à distância, penso que o conceito será o mesmo e acredito que a partilha de know how se faça de igual forma”.

 

 

Conheça mais testemunhos de Parceiros aqui