Beyra D’Ouro Fresh: “Estamos muito satisfeitos com a solução escolhida e com o acompanhamento da Pontual e da Sage”

Saiba como a Beyra D’Ouro Fresh, dedicada à produção de maçãs na região da Beira Alta e Trás-os-Montes, conseguiu tornar a sua operação mais eficiente e passar a fazer a gestão integrada das empresas do grupo com a solução Sage X3.

 

A reinvenção do setor agrícola e agro-industrial tem sido tópico de ampla reflexão e debate, nos últimos anos. Trata-se de uma área que continua muito exposta a projetos com modelos de negócio replicados há mais de duas décadas e onde a transformação digital tem chegado atrasada, comparativamente aos outros países e setores de mercado. O momento que vivemos hoje assume particular importância, pois estamos num contexto em que a pandemia COVID-19 veio acelerar drasticamente o processo de inovação e digitalização das empresas, obrigando-as a adaptar-se para responder a novos desafios. 

Neste sentido, “inovar tornou-se fundamental para as empresas agrícolas, se quiserem manter-se eficientes e competitivas a médio e longo prazo”, afirma Nuno Paiva, Chief Operating Officer da consultora Pontual. Sem inovação, muitas empresas correm o risco de perder terreno para a concorrência, seja ao nível da qualidade dos produtos ou do lucro que geram com a atividade, comprometendo assim o seu futuro. Para o responsável da Pontual, “mais do que implementar a tecnologia, é preciso colocá-la ao serviço das pessoas e dos processos de negócio que geram mais eficiência e rentabilidade, para que seja possível crescer de forma sustentável”. 

A Pontual – IT Business Solutions tem-se dedicado desde 1993 a acelerar a transformação digital das empresas, através da consultoria e implementação de soluções tecnológicas – nomeadamente, softwares de gestão (ERP). “Temos sentido uma grande procura das empresas do setor agrícola por soluções que deem resposta à necessidade de controlar e otimizar os custos de produção, e também de adotar processos mais ágeis, integrados e eficientes na gestão do dia-a-dia, em áreas que vão desde a receção de encomendas, stocks, expedição e faturação”, realça Nuno Paiva. 

 

O caso de sucesso Beyra D’Ouro Fresh

A Beyra D’Ouro Fresh é o mais recente caso de sucesso da Pontual na implementação de tecnologia para o setor agrícola. Trata-se de um grupo empresarial dedicado à produção de maçãs, localizado na região da Beira Alta e Trás-os-Montes, com epicentro em Moimenta da Beira e um território de pomares que vai desde Mangualde a Carrazeda de Anciães. Nasceu em junho de 2020, quando, em plena pandemia, uma organização de produtores regionais resolveu juntar-se para constituir um novo projeto.

Hoje, o grupo Beyra D’Ouro Fresh, é composto por sete empresas, abrangendo mais de 230 produtores de maçã e mais de 930 hectares de pomares. João Pereira, CEO do grupo, admite que “um negócio montado nestes termos é de uma grande exigência do ponto de vista funcional. Reunimos uma série de empresas, já de si com grande expressão, para passarmos a trabalhar de forma conjunta e articulada”.

Para que fosse possível materializar este projeto, a tecnologia foi decisiva. No entanto, não foi fácil encontrar uma solução adequada, que desse resposta às exigências e requisitos funcionais do novo modelo de negócio. “Não há no mercado, pelo menos que nós conhecêssemos, uma solução ´chave na mão´ que permita olhar para a complexidade da nossa rede de informação, em que temos seis empresas produtoras, em seis centrais fruteiras diferentes, cada uma com o seu sistema informático – uns mais arcaicos, outros mais modernos – e conseguir fazer a gestão integrada de todas elas num único software foi um enorme desafio”, revela João Pereira. 

Por isso, a entrada em cena da Pontual, enquanto consultora especializada na implementação e desenvolvimento de soluções TI, foi determinante.

 

O desafio e a solução

“A Beyra D’Ouro Fresh, colocou-nos o desafio de implementar um sistema integrado de gestão de várias empresas, num conceito de associação dispersa por diversas localizações”, partilha Nuno Paiva.  “Percebemos que a solução a implementar seria o Sage X3, uma plataforma web [basta abrir o navegador de internet para aceder], multi-sociedade, disponível em qualquer dispositivo”, continua. 

A capacidade de ser possível realizar desenvolvimentos adicionais ao Sage X3 durante a fase de implementação e não só, modelando a plataforma informática à medida das necessidades da Beyra D’Ouro Fresh, foi indispensável para adjudicar o projeto, assim como a capacidade de integração. Para o responsável da Pontual, “a flexibilidade do Sage X3 ajudou imenso a conseguir abranger o negócio numa plataforma, tal como solicitado. Além disso, permitiu uma agilidade em vários processos, não só entre todas as empresas do grupo, mas inclusive com entidades externas. Um exemplo disso é o sistema de EDI, que automatiza todo o processo de receção de encomendas, expedição e faturação, minimizando a interação com o operador”.

O projeto acabou por ir mais longe, uma vez que a Beyra D’Ouro Fresh, está também presente nos mercados abastecedores de Lisboa, Porto e Coimbra, onde realiza venda direta ao cliente. Para esse cenário, o software Sage 50c, destinado a pontos de venda (POS), acabou por ser uma escolha natural, funcionando como solução complementar. “Tínhamos de ter uma rápida resposta no front-end, ou seja, na venda ao cliente. E aí, sabíamos que precisávamos de uma solução não muito complexa, que fosse ágil e intuitiva para a venda ocorrer de forma simples”, descreve o diretor financeiro da Beyra D’Ouro Fresh, Rui Marques.  Outra vantagem do Sage 50c foi a integração nativa com o Sage X3, permitindo acompanhar em tempo real no X3 o desempenho dos três mercados. 

 

Os Parceiros e o futuro tecnológico

Esta foi a resposta encontrada para assentar toda a estrutura e negócio da Beyra D’Ouro Fresh, uma combinação entre Sage X3, Sage 50c e alguns desenvolvimentos específicos.

Uma vez estabilizada a solução, os próximos passos dirigem-se à otimização de processos. “Ao longo do último ano, procurámos padronizar ao máximo todo o circuito da nossa operação”, revela o CEO, João Pereira. “Num negócio desta natureza, é efetivamente na relação do volume, na otimização dos custos de produção, numa grande eficiência ao longo de toda a cadeia de valor que se torna possível tornar isto rentável para os produtores”, revela.

No entanto, o arranque da utilização do Sage X3 não foi fácil, por toda complexidade envolvida. “Trabalhamos diariamente com as equipas da Pontual e da Sage para conseguirmos ter sucesso, e hoje sabemos que o investimento compensou, pois temos a tecnologia certa para o presente e futuro da organização”, assegura João Pereira.

 “Estamos muito satisfeitos com a solução escolhida e com o acompanhamento da Pontual e da Sage, que nos têm vindo a apoiar de forma próxima e dedicada”, prossegue o responsável da Beyra D’Ouro Fresh, que afirma ainda que “o objetivo passa por continuar a trabalhar em conjunto, para podermos atingir níveis de maior eficiência, melhorar o nosso produto, crescer com sustentabilidade e ser um exemplo para outras empresas do mesmo setor”.  

 

Saiba mais sobre este Caso de Sucesso: Sage X3

 


Nota: o Parceiro Sage Pontual é uma das semifinalistas do prémio Heróis PME 2022 (ver a história de sucesso aqui).