Marketplace Sage

No passado mês de Março lançamos em Portugal o Marketplace Sage, uma plataforma que centraliza, num único espaço, as diversas soluções desenvolvidas pelos Tech Partners, sendo o culminar do programa Sage Tech Partners lançado já com o Sage Partner Program FY22

 

Dois grandes propósitos estão na base do lançamento do Marketplace Sage: o reconhecimento do valor das soluções e a sua divulgação pública.

O programa Sage Tech Partners e o Marketplace Sage, nascendo do reconhecimento que os Parceiros tecnológicos da Sage, com competências de desenvolvimento, desempenham um papel estratégico e complementar para o êxito do ecossistema de soluções Sage, vem permitir divulgar publicamente o valor que as soluções desenvolvidas pelos Tech Partners aportam aos produtos Sage.

 

Marketplace Sage – não sendo um fim, é antes o princípio

O lançamento do Marketplace Sage em Portugal, não sendo um fim, é antes o princípio dum trabalho em continuidade com a aposta em reforçar o compromisso com os nossos Parceiros e em os apoiarmos no crescimento dos seus negócios, oferecendo uma vasta gama de opções concebidas para acelerar a digitalização das empresas no país.

Parte integrante do Sage Partner Program, o programa Sage Tech Partners, é uma peça essencial do nosso modelo de negócio onde os Parceiros têm um importante papel no desenvolvimento da Sage no mercado português. 

Mantendo-se como estratégia e objetivo para o Sage Partner Program a continuidade ao investimento nos Parceiros enquanto o canal principal para chegarmos ao mercado e consequente aumento da liderança da Sage através da angariação de novos Clientes, o Marketplace assume um papel fundamental e prioritário na aceleração da transformação digital de Parceiros e Clientes e a inovação do portfolio Sage permitindo alavancar o sucesso dos nossos Parceiros na migração para o modelo de SaaS e suportando as PME nos seus processos de crescimento e digitalização.

Privilegiando numa primeira fase a qualidade das soluções em detrimento da quantidade das mesmas, a identificação e divulgação das primeiras soluções dos Tech Partners no Marketplace Sage levam a que tenhamos lançado um conjunto inicial de soluções que agregam real valor às soluções Sage. 

Acreditamos que o conjunto inicial das soluções divulgadas no Marketplace Sage são aquelas que respondem sem qualquer margem de dúvida a algumas das principais necessidades específicas dos nossos clientes, estando, no entanto, longe de esgotarem o potencial a atingir. Exemplo disso são soluções de e-commerce, Business Intelligence & Reporting e Gestão de documentos/Arquivo Digital contabilístico.

 

Os três pilares do Sage Tech Partners como oportunidade de crescimento para os Parceiros

O Programa Tech Partners, assentando nos pilares Promoção comercial, Formação e apoio e Marketing, pretende disponibilizar soluções que permitam, aos Parceiros e Clientes, evoluir a sua atividade de forma eficiente e competitiva.

O Marketplace é uma iniciativa de Promoção comercial e Marketing para promover, divulgar e alavancar negócio assente em soluções de empresas que desenvolvem software integrado com as soluções da Sage. Estas empresas, designadas de Tech Partners, são empresas que desenvolvem software passível de integrar/complementar (via API, extensibilidade) as soluções Sage, que ao serem validadas pela Sage e por isso cumprindo os padrões da empresa, agregam valor à solução final do Cliente.

 

Soluções dos Tech Partners como potenciador de negócio

As diversas soluções Sage, ainda que providas com um âmbito funcional alargado e muito flexível, quer pela variedade das funcionalidades, quer pela diversidade de Add-ons específicos para esta ou aquela área de negócio, não endereçam de todo o universo das necessidades muitas vezes identificadas por clientes com especificidades mais finas. 

Porque aspiramos a que cada oportunidade que nos chega, se materialize num negócio e não numa oportunidade perdida, mas simultaneamente conscientes de que as soluções Sage não endereçam toda e qualquer necessidade especifica deste ou daquele tipo de negócio, gostaríamos que todo o Parceiro Sage considerasse a inclusão de soluções de Tech Partners na proposta de valor quando a solução base da Sage não é suficiente para a necessidade do cliente.

Um negócio que potencialmente poderia ser perdido por insuficiência funcional de base numa solução Sage pode certamente ser ganho com a inclusão de uma ou de várias soluções de Tech Partners!

É importante ter em consideração a oferta de soluções do Marketplace Sage sempre que um negócio possa precisar de responder a um scope funcional alargado.

O apelo que faço é o de procurarem sempre saber se no Marketplace Sage está a solução que pode fazer a diferença, que pode fazer ganhar o negócio. Ganhamos todos, ganha o Parceiro que tem o negócio em mãos, ganham os clientes, ganha a Sage e, naturalmente ganha o Tech Partner – Win Win a 4 como motor de crescimento e fortalecimento das relações entre Parceiros Sage.

 

A continuidade

Estamos conscientes de que existem inúmeras outras soluções desenvolvidas pelos Parceiros Sage, já hoje até eventualmente considerados Tech Partners ou simplesmente Distribuidores/Parceiros de negócio, que equacionam diversificar e investir na área de desenvolvimento de soluções. Pretendendo continuar na busca de potenciais outras soluções candidatas ao Marketplace Sage estamos naturalmente disponíveis para avaliar novas soluções e novos Tech Partners.

 

Para saber mais sobre este programa ver artigo anterior na PartNews de Janeiro de 2022 em Sage Tech Partners

Toda e qualquer questão alusiva a este programa pode ser endereçada para mim e/ou para o César Gomes. Queremos ajudar todos os Parceiros Sage na dinamização dos negócios sejam eles Tech Partners sejam eles Parceiros de negócio ou detenham ambos os estatutos!

 

Joaquim Machado
Sage Compliance, Alliances & Business Development Advisor