Sage Partner Sessions Fy22: Testemunhos dos nossos Parceiros

Pedimos aos Parceiros que marcaram presença nas 4 edições das Sage Partner Sessions realizadas este ano, um breve testemunho relacionado com as 4 características de um Parceiro SaaS bem-sucedido:  Ser Conquistador; Ser Digital, Ser Especialista e Ser Colaborativo.


No ano fiscal que agora termina elegemos três grandes objetivos que foram plenamente alcançados: aumentar a liderança no mercado através da angariação de novos Clientes; alavancar o sucesso dos nossos Parceiros na transformação para o modelo de SaaS (
Software as a Service) e suportar as PME nos seus processos de crescimento através da transformação digital. 

Para ajudar a transformação dos nossos Parceiros para o referido modelo SaaS, a Sage, com a ajuda da consultora IDC, identificou quatro características genéricas para quem ambiciona tornar-se um Parceiro SaaS bem-sucedido: “Ser Conquistador”, “Ser Digital”, “Ser Especialista” e “Ser Colaborativo”. O estudo, intitulado “Partner of the Future” foi apresentado pela primeira vez nas Sage Partner Sessions de novembro. As quatro características foram sendo divulgadas detalhadamente ao longo deste ano fiscal, nas 4 edições trimestrais das Sage Partner Sessions, que foram realizadas em 4 locais diferentes (Lisboa, Porto, Figueira da Foz e Sesimbra) e com 4 temas diferentes (cada evento foi dedicado a uma das características).

Pedimos aos Parceiros que estiveram presentes nas Sage Partner Sessions, um breve testemunho relacionado com estas características. A Pasta Digital foi o Parceiro a comentar o que significa a característica Ser Conquistador; a L.B. Informática Ser Digital e a Megavale Ser Especialista. Por fim, para ilustrar a característica Ser Colaborativo optámos por resumir as atividades de team building que ocorreram ao vivo durante a Sage Partner Sessions de Sesimbra, dedicada ao tema.

 

Ser Conquistador

O que é? Centralizar o crescimento na angariação de novos Clientes e o desenvolvimento de novos negócios e serviços assente na relação com os atuais e potenciais Clientes. É, talvez a característica mais importante que passa por ter, ou desenvolver, um perfil orientado à angariação de novos negócios – o chamado Conquistador (ou Hunter).

 

Testemunho Pasta Digital

“Ser um Parceiro Conquistador é crítico para a subsistência e o crescimento de qualquer empresa no setor, principalmente nos tempos atuais. Considero que sem a constante angariação de NCA’s não conseguiríamos alavancar o constante crescimento da nossa empresa. Para tal é necessário apoiarmo-nos em uma software house que consiga proporcionar uma vantagem concorrencial e constante inovação tecnológica, bem como a nossa própria equipa técnica e R&D estar capacitada de know-how e adaptabilidade ás várias topologias e vertentes de negócios de forma a criarmos um fator de diferenciação. Também considero importante a fomentação de parcerias tecnológicas e geográficas de forma a conseguirmos abranger um maior numero de soluções e consequentemente um maior número de potenciais NCA”.
Ricardo Carvalho, gerente Pasta Digital

 

Ser Digital

O que é? Investir em aumentar a pegada digital da empresa, através de uma forte presença digital: ao nível institucional, notoriedade nas redes sociais e na geração de leads de negócio. Hoje, mais do que nunca, é fundamental estar online, estar visível num mercado digital e gerar oportunidades de negócio através da presença digital

 

Testemunho LB informática

É difícil resumir em apenas uma ou duas frases o que significa Ser Digital. Considero que a frase “Together we win; Divided we fall” será bem representativo da atividade associada a esta característica. A Sage Partner Session dedicada ao tema foi, sem dúvida, uma experiência muito enriquecedora”.
José Bragança, sócio-gerente LB informática

 

Ser Especialista

O que é? Desenvolver áreas de diferenciação assentes na especialização em desenvolvimento (tecnologia), talento (know-how) ou segmentos de mercado (nichos mercado). Num mercado cada vez mais global, é fundamental distinguirmo-nos e posicionarmo-nos de acordo com a nossa especialidade, seja na tecnologia, no setor de atividade, ou no know-how específico. Acima de tudo é importante sermos diferenciadores.

 

Testemunho Megavale

“As Sage Partner Sessions são importantes na medida em que podemos partilhar ideias e conviver com outros Parceiros, bem como definir objetivos e estratégias para o futuro.  A aposta na especialização permitiu-nos atingir um maior número de empresas e chegarmos onde, sem a mesma, seria completamente impossível. Os resultados alcançados têm sido encorajadores, o que nos leva a pensar que o futuro será muito promissor. A Sage tendo dado um grande contributo para este crescimento, visto que tem divulgado o nosso addon de Gestão de Obras à rede de Parceiros”.
Gil Sousa, CEO Megavale Informática

 

Ser Colaborativo 

O que é? Ativar uma cultura de colaboração no ecossistema de Parceiros, Clientes e Contabilistas, outras redes de colaboração e na sua comunidade. Ser Colaborativo é uma das grandes forças do ecossistema de Parceiros, a sua dimensão e know-how, sinergias que podem ser estabelecidas, quer entre o ecossistema interno, quer com entidades externas que aumentem o valor da nossa oferta.

 

Case study: Sage Partner Sessions de Sesimbra

Na Sage Partner Sessions de Sesimbra, todos os Parceiros foram desafiados a demonstrar em que consiste a característica Ser Colaborativo, na prática, através de dois exercícios de team building. Na sessão da manhã, após a apresentação da Associação Nuvem Vitória (um projeto de voluntariado, apoiado pela Sage Foundation, que se dedica a contar histórias de embalar a crianças que estão em hospitais), os Parceiros criaram, em equipa, um kit SuperHeróis. Na sessão da tarde surgiu um novo desafio: construir uma máquina Rube Goldberg, um complexo e criativo circuito elétrico de efeito dominó. Além de serem engenheiros da sua própria máquina, os Parceiros ativaram a máquina global sem interrupções. “Um ambiente colaborativo eleva o nível de trabalho em equipa, permitindo que as empresas partilhem talentos e ideias para alcançar um objetivo comum. Isto é ser Sage!!. As sinergias fazem-nos evoluir e crescer. Juntos chegamos mais longe”, diz widepartner. Também para a LB informática e a Dottfree,“este evento foi uma experiência muito enriquecedora”.

 

No próximo mês de Novembro voltaremos a reunir-nos para o balanço deste ano, e acima de tudo partilhar as principais novidades e boas práticas para FY23!

 

Ana Ribeiro
Business Unit Director, Accountants & SMB