10 grandes eventos desportivos em 2022

O futebol terá um ano repleto de competições internacionais, das quais se destaca o Mundial do Catar que terá início em novembro. Confira também a agenda de outros grandes eventos desportivos nas modalidades de natação, atletismo e voleibol.

Desde o Euro 2000 que a seleção portuguesa não falha uma fase final de uma grande competição de futebol (europeus e mundiais). Desta vez, a tarefa não é nada fácil. O caminho da repescagem para o Mundial do Catar obriga a vencer a meia-final com a Turquia (24 de março) e, em caso de vitória, a final contra a Itália (29 de março). Conheça também os outros grandes eventos desportivos que irão ocorrer até ao final do ano.

 

Repescagem europeia para o Mundial do Catar 2022

Doze seleções irão disputar três vagas para ir ao Mundial do Catar e o destaque é que se a Itália e Portugal vencerem a primeira eliminatória, a 24 de março – contra a Macedónia do Norte e a Turquia, respetivamente – disputarão a final em que apenas o vencedor será apurado para o Mundial. Disputam as outras duas vagas as seguintes seleções: Polónia, País de Gales, Áustria, Escócia, Ucrânia, Suécia, República Checa. A Fifa excluiu a Rússia do Mundial na sequência da invasão da Ucrânia.


Final da Champions League

A final da UEFA Champions League 2021/22 será disputada no dia 28 de maio. O jogo estava agendado para o estádio Krestovsky, em São Petersburgo, mas foi alterado para Paris devido ao conflito armado que opõe a Rússia à Ucrânia.


Europeu feminino

A Inglaterra será o país-sede desta competição. 16 seleções do Velho Continente vão enfrentar-se entre os dias 6 e 31 de julho para ver quem são as rainhas da Europa. A Uefa pode decidir repescar a seleção portuguesa que havido perdido no play-off de acesso com a Rússia, entretanto excluída da competição.


Taça Libertadores

A fase de grupos da Taça Libertadores da América, começará a partir de abril e a final está agendada para o dia 29 de outubro, no Equador. Depois das vitórias de Jorge Jesus, pelo Flamengo, em 2019 e de Abel Ferreira, pelo Palmeiras, em 2020 e 2021, será de novo um técnico português a erguer a taça?


Mundial do Catar  

Esta edição acontecerá a partir do dia 21 de novembro a 18 de dezembro de 2022 no Catar, e provavelmente será o último Mundial de Leonel Messi, que representará a Seleção Argentina, campeã da Copa América 2021.


Outros grandes eventos desportivos

  • Mundial de natação (maio) – Fukuoka, Japão
  • Mundial de Atletismo pista coberta (março) – Belgrado, Sérvia
  • Mundial de Atletismo (julho) – Eugene, Estados Unidos
  • Mundial de Voleibol masculino (agosto) – Por designar (a competição seria organizada pela Rússia, entretanto excluída)
  • Mundial de Voleibol masculino (setembro) – Holanda e Polónia