XPTO: “Na relação preço-qualidade, a Sage está um passo à frente”

A XPTO Informática, com sede em Guimarães e uma filial em Vinhais, tem Clientes espalhados por toda a região Norte do país e em áreas bastante diversificadas. Jacinto Bessa, responsável pela gestão da empresa, explica que uma das maiores vantagens da Sage é o facto “das suas soluções serem escaláveis, o que nos permite apoiar os Clientes no que necessitam e ajustar os preços às suas necessidades e disponibilidades financeiras”.

A XPTO (Bessa & Bessa, Lda.) nasceu em 2005 e tem hoje várias marcas, entre elas a XPTO – Informática (mais vocacionada para a comercialização de soluções informáticas), a Smartsoft (virada para o desenvolvimento de soluções web) e a XPTO Academy, com a qual o grupo pretende ter uma aposta forte na formação e sessões de esclarecimento junto dos seus Clientes.

Além das instalações em Guimarães, foi inaugurada uma nova filial em Vinhais, Bragança, em setembro de 2020, já em plena pandemia, e que será “uma aposta a pensar no futuro e com vista a entrarmos num mercado mais abrangente”, como explica Jacinto Bessa, responsável pela gestão da empresa e apoio comercial aos Clientes.

A XPTO é Parceira da Sage desde a aquisição do software Gespos à Escripóvoa. “Desde essa altura que sentimos que era uma parceria para manter e que nos ajudaria a posicionarmo-nos no mercado dos ERP’s”, recorda Jacinto Bessa. “Algum tempo depois da criação da XPTO, percebemos que o futuro passaria pelo suporte às empresas, e não tanto ao consumidor final. A Sage veio complementar essa política de apoio aos nossos Clientes e tem sido, desde essa altura, uma aposta bem conseguida e que nos tem acrescentado valor.” Além disso, “a oferta de produtos da Sage é diversificada, o que nos permite atuar em diferentes áreas de forma a aumentarmos o nosso portefólio de Clientes.”

 

Um passo à frente na facilidade de utilização, qualidade e fiabilidade

Hoje a XPTO tem clientes espalhados por toda a região Norte do país e em áreas bastante diversificadas – cafés, supermercados, venda de fio, têxteis, gabinetes de contabilidade, restaurantes, calçado, decoração, empresas públicas, IPSS, etc. A aplicação mais popular é o Sage 50cloud, muito embora tenha também Clientes que utilizam as soluções Sage 100cloud e Sage for Accountants.  Jacinto Bessa explica que uma das maiores vantagens da Sage é o facto de “as suas soluções serem escaláveis, o que nos permite apoiar os Clientes exatamente no que necessitam e ajustar os preços às suas necessidades e disponibilidades financeiras”.

Segundo o responsável da XPTO, “o setor dos ERP’s é bastante competitivo e, de vez em quando, analisamos o mercado e a concorrência, mas no final, a conclusão a que chegamos é a de que na relação preço-qualidade, a Sage está um passo à frente da concorrência, quer na facilidade de utilização dos produtos, quer na sua qualidade e fiabilidade. Além disso, consideramos muito importante ter uma equipa que nos apoia sempre que necessário; estamos satisfeitos – e os nossos Clientes também!”

“Atualmente”, revela Jacinto Bessa, “a venda de soluções Sage representa cerca de 30% do volume total de faturação da XPTO; no entanto, pretendemos continuar a crescer com a Sage e aumentar as vendas de produtos nos próximos anos.” E explica como: “do ponto de vista técnico, as soluções Sage são muito fáceis de implementar e parametrizar, o que nos dá uma maior segurança perante o Cliente. Além disso, permitem ajustar a realidade, os processos e a forma de atuar do Cliente ao software – ou seja, não é o Cliente que se tem de adaptar, mas sim o software que se ajusta. As soluções Sage são muito intuitivas de usar, o que permite uma adaptação muito rápida dos Clientes, que assim não perdem demasiado tempo para começarem a disfrutar do potencial das soluções.”

 

Antecipar-se ao mercado e posicionar-se nos momentos certos

Quanto ao futuro do mercado e do negócio da XPTO, o seu responsável tem uma visão realista: “na minha opinião, não existe uma ‘fórmula mágica’ para este negócio do software. Aliás, o mercado da Informática está a mudar de paradigma e a aposta nos serviços irá, com certeza, sobressair em detrimento da comercialização de outro tipo de produtos. Da mesma forma, não existem mercados em permanente destaque: em determinados momentos temos algumas áreas que se destacam mais, mas é necessária uma adaptação rápida que se ajuste às mudanças – o importante é procurar negócios onde eles existem!”

Para Jacinto Bessa, que recentemente decidiu voltar à universidade para fazer o Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação, “a gestão moderna das empresas exige uma exploração muito mais complexa de um ERP, através de relatórios personalizados de gestão, que permitem às empresas antecipar negócios, preparem-se para novos investimentos e, acima de tudo, gerirem os seus negócios no momento. A Sage tem conseguido explorar muito bem essas vertentes e tem conseguido antecipar-se ao mercado de forma a posicionar-se nos momentos certos. Acredito que assim continue, pois isso faz toda a diferença face à concorrência”, conclui.

logo-xpto-informatica

 

 

 


Saiba mais sobre a XPTO informática
aqui

Conheça aqui outros testemunhos dos nossos Parceiros!