Servimicro: O Arquivo Digital Cloud é “a estrela da companhia”

Paulo Silva, CEO da Servimicro, dedicada à comercialização e prestação de serviços informáticos com sede em Torres Vedras, considera o Arquivo Digital Cloud no Sage For Accountants, a criação da Sage mais bem executada nestes últimos anos. “Os Gabinetes de Contabilidade são uma fatia importante do nosso negócio e, como tal, conhecemos desde há muitos anos as suas necessidades e anseios – e o Arquivo Digital era uma delas”, justifica. 

A Servimicro foi fundada em 1994, fruto de uma sociedade entre dois colegas de trabalho com alguns anos de experiência na área da informática: um era comercial e outro técnico, tendo a parceira funcionado numa perspetiva de complementaridade. O objetivo inicial foi desde logo a comercialização e prestação de serviços informáticos ao tecido empresarial da região Oeste, aquela que os sócios fundadores conheciam profundamente.

Mais tarde, em 2007, a empresa passou a ser detida a 100% pelo atual CEO da empresa, Paulo Silva, uma pessoa com grande experiência e cuja atividade profissional tinha começado aos 18 anos numa empresa de Torres Vedras que comercializava hardware de informática, software de gestão e caixas registadoras eletrónicas.

O responsável da empresa explica que forma a comercialização das soluções Sage surgiu naturalmente: “na Servimicro sempre existiu a ‘cultura’ de não comercializarmos muitas marcas, mas sim aquelas que nos pareciam melhores e adotá-las como nossas parceiras de negócio”. E a verdade é que esta estratégia se tem mantido ao longos dos anos, até hoje. 

Em 1994, a empresa tida decidido trabalhar com a Gestexper e, em determinada altura, precisou de uma aplicação para a área do comércio a retalho e fez uma parceira com a Escripóvoa. “E assim ficámos alguns anos a trabalhar com estes dois Parceiros”, recorda Paulo Silva, “até que, a determinada altura, a Sage adquiriu estas duas empresas (o que só prova que tínhamos escolhido bem!) e os seus respetivos parceiros também passaram a ser Parceiros Sage. Foi assim, portanto, que chegamos até à Sage, onde nos mantivemos até hoje, sempre com grande envolvimento e sucesso.”

A Servimicro tem atualmente clientes que abrangem um vasto leque e tipologias de negócio e de atividades, sempre com foco nas soluções para as pequenas e médias empresas – a única área que não trabalha é a da restauração. No entanto, desde há alguns anos que tem conseguido chegar a empresas de maior dimensão, fruto do trabalho do seu departamento de desenvolvimento interno que se dedica essencialmente a efetuar add-ons para as aplicações Sage, de forma a que consigam responder às necessidades específicas dos clientes.

“Há dois anos, demos também um passo muito importante no crescimento junto das PMEs de maior dimensão ao introduzirmos um parceiro na Área da Gestão de Produção que integra com as aplicações Sage, e que nos permite estar em negócios da indústria transformadora”, explica Paulo Silva. “Outra área que nos é muito querida, e que faz parte do nosso dia-a-dia, são as Soluções para os Gabinetes de Contabilidade, onde contamos com uma grande quantidade de clientes a quem damos apoio e suporte, alguns deles desde há muitos anos.”

 

“Muitos o tentaram, mas só a Sage o conseguiu na perfeição”

Uma das armas que a Servimicro tem usado para servir estes seus Clientes na área da contabilidade é o Arquivo Digital Cloud, ao qual Paulo Silva não poupa elogios. “O Arquivo Digital Cloud no Sage For Accountants é de facto, para mim, a ‘estrela da companhia’. É a criação da Sage mais bem executada nestes últimos anos, com grande brilhantismo, em parceria com a Bizdocs. Os Gabinetes de Contabilidade são uma fatia importante do nosso negócio e, como tal, conhecemos desde há muitos anos as suas necessidades e os seus anseios – e o Arquivo Digital era uma delas.” 

“Outras software houses tentaram encontrar soluções destas, mas sempre com o mesmo resultado, ou seja, a sua não adoção por parte dos gabinetes de contabilidade. Nós acompanhámos sempre estas tentativas, porque era também o nosso desejo proporcionar uma ferramenta desse tipo aos nossos clientes”, afirma o CEO da Servimicro. 

“Muitos o tentaram, mas só a Sage o conseguiu na perfeição” – é a mensagem que hoje a empresa passa aos seus clientes e na comunicação aos Profissionais de Contabilidade. “Com esta solução, decidimos abordar o mercado de forma consistente através de comunicações diretas, webinars gratuitos sobre o tema, demonstrações personalizadas e contactos telefónicos que se têm revestido de grande aceitação e reconhecimento por parte dos potenciais clientes”, acrescenta.

 

“A digitalização e a integração digital é inevitável”

Quanto ao futuro, a empresa sente o mercado da mesma forma que muitos outros Parceiros Sage já aqui o referiram: a cloud será a evolução natural, acelerada pela situação de pandemia.

“Penso que o mercado do software de gestão vai definitivamente caminhar a passos largos para a cloud, juntamente com a digitalização e a integração digital – é inevitável. Acho até que a aceleração deste processo será uma consequência da pandemia que atravessamos, uma vez que as empresas foram obrigadas a usar ferramentas e métodos de trabalho baseados na Internet que até aqui não faziam parte do seu dia-a-dia, e passaram a estar mais recetivas, mais confiantes e mais despertas para as soluções baseadas na cloud.”

E conclui: “a digitalização de documentos e a integração digital serão também um próximo grande desafio, visto que as pessoas começam a ganhar sensibilidade para o documento digital e a deixar de dar tanta importância ao documento em papel. No entanto, penso que este processo de crescimento e desenvolvimento só terá sucesso se for alicerçado numa rede de Parceiros locais das software houses, junto do mercado, pois são estes que têm o conhecimento profundo das necessidades dos Clientes, das suas dificuldades e preocupações, com o Parceiro local a representar o fator de confiança para o Cliente final pois, como sabemos, o mundo da Internet também representa ameaças cada vez mais fortes e impactantes na atividade das empresas.”

 

Saiba mais sobre a Servimicro aqui