“Hoje ser digital é seguro e a Sage é o melhor seguro”

Luis Pardo, CEO da Sage Espanha e Portugal explica porque a digitalização é a aposta mais segura para transformar o seu negócio e garantir um sucesso duradouro e sustentável. 

Os nossos Parceiros, juntamente com os nossos Clientes e os Colaboradores, são o mais importante, a nossa razão de ser e o motivo porque nos levantamos todas as manhãs de forma a cumprir o nosso propósito: ajudá-lo e acompanhá-lo a transformar o seu negócio e a forma de trabalhar, garantindo assim o seu sucesso ao longo da vida. E a digitalização é a aposta segura para isso.

 

Digitalize para avançar 

De acordo com um estudo da consultora KPMG, sete em cada dez empresas ibéricas estão a aproveitar a pandemia para impulsionar a sua transformação digital e enfrentar a crise do coronavírus da melhor maneira possível. 

Durante os últimos meses verificamos como milhares de pequenos negócios têm vindo a transformar-se. Desde os restaurantes que começam a enviar comida em casa, aos centros educativos que optam por partilhar conhecimento através de plataformas virtuais de e-learning, aos agricultores do mundo rural que digitalizam a sua cadeia de distribuição para passar a chegar diretamente à indústria hoteleira e à restauração e até a uma infinidade de pequenas e médias empresas que estão a fazer tudo o que é material e humanamente possível, para seguir em frente. Elas não pensam na digitalização como um custo, mas sim como um investimento necessário para sobreviver no presente e para avançar no futuro.

O mesmo estudo indica que, apesar de tudo, 70% dos gestores ainda acreditam que a digitalização é uma medida temporária. Cremos que isso é um grande erro. O principal obstáculo para o avanço da digitalização nos nossos países não é a tecnologia, mas sim a cultura e a mentalidade das pessoas que dirigem as empresas.

 

Digitivação: quatro pilares

Já não há dúvidas de que a reativação do nosso tecido empresarial virá de mãos dadas com a digitalização. Aquilo que todos nós, na Sage, designamos por “digitivação” baseia-se em quatro pilares fundamentais:

  • flexibilidade
  • agilidade
  • produtividade
  • sustentabilidade.

Flexibilidade para nos adaptarmos às necessidades do momento assim como às dos nossos Clientes e Parceiros. Agilidade para fazer de forma rápida, rápida e imediata. Produtividade para impulsionar a digitalização e, graças a ela, para fazer a necessária mudança nos nossos modelos de produção e, mais importante, no emprego. E sustentabilidade para garantir que essa mudança chega a todos, que não deixa ninguém para trás e que ninguém fica sozinho perante um problema. E, claro está, que todo este processo perdurará no tempo.

 

A “digitivação” é o melhor seguro

John Shedd, fundador de uma das primeiras grandes empresas norte-americanas do século XIX, a Marshall de Chicago, dizia que “um navio é seguro no porto, mas os navios não são construídos para isso, mas sim para navegar nos mares e oceanos”.

Há que salvaguardar e proteger os nossos “navios”, os nossos negócios, digitalizando-os para que, quando esta crise passe, eles permaneçam intactos, à tona de modo a atravessar o mercado à procura de novos desafios, promovendo a “digitivação” de Espanha e Portugal.

Porque se não digitalizarmos as PMEs, que representam a grande maioria do nosso tecido empresarial, não digitalizaremos os nossos países e não teremos sucesso nesse esforço de transformação e recuperação económica. Mas, se fizermos isso, vamos sair melhores desta crise, tal como nós, Sage, também estamos a sair mais fortes desta crise, graças a fazermos parte de um setor, como o da tecnologia e o digital, que nos obriga a ser melhores.

Hoje, ser digital é seguro. E a Sage é o melhor seguro e a melhor garantia de ser digital. Seguiremos em frente, juntos, com todos vocês, Parceiros Sage, os de hoje e os de amanhã.

Com esta mensagem de prosperidade e confiança no futuro, desejo a todos um feliz 2021 e que possamos brindar muitos sucessos juntos em breve.

 

Luis Pardo
CEO Sage Espanha e Portugal