5 perguntas a Pedro de Jesus Rodrigues

Queremos que conheça melhor os colaboradores que tornam possível o sucesso do Sage Partner Program. Nesta entrevista, Pedro de Jesus Rodrigues, Product Owner Sage for Accountants, aborda a recém-lançada novidade de produto: o Arquivo Digital Cloud. “No decorrer do desenvolvimento desta funcionalidade destaco um elemento-chave: a cumplicidade diária entre a equipa de desenvolvimento e os contabilistas oriundos de diferentes pontos do país”, refere.

 

Há quanto tempo trabalha na Sage? Pode descrever-nos a sua função?
Iniciei a minha atividade profissional há duas décadas no departamento de apoio técnico da Sage. Dois anos depois mudei de departamento e comecei a trabalhar como Product Manager. Também desempenhei funções de Quality Assurance e Business Analyst numa equipa internacional e atualmente acumulo as funções de Legal Expert e de Product Owner do Sage for Accountants.

Como Product Owner, a maior prioridade é construir o melhor software de contabilidade de e para contabilistas, maximizando o valor de cada feature desenvolvida. A forma como isso é feito começa sempre por entender a visão do cliente, identificando os requisitos de negócio e compreendendo a perspetiva do contabilista. Para tal interajo com vários clientes contabilistas e colaboro com um conjunto de parceiros, pois só assim é que conseguimos fornecer software funcional e responder agilmente às mudanças. Desde que assumi esta função são cada vez mais os utilizadores e parceiros envolvidos neste desafio comum (obrigado a todos) e as recompensas estão patentes na fiabilidade e confiança que o Sage for Accountants conquistou.

Como Legal Expert, parte do meu tempo de trabalho é analisar a legislação portuguesa, de forma a identificar informação que impacte ou que possa enriquecer os softwares Sage.

 

 

O que é mais valorizado pelos Parceiros no Sage Partner Program?
O Sage Partner Program criou um ecossistema sólido entre a Sage e os Parceiros, todas as iniciativas permitem estruturar e estimular o negócio e são essências no sucesso da nossa comunidade. Mas a chave mestra que revela a base do triunfo deste programa é a Confiança mútua. 

Que novidades, ao nível da solução Sage for Accountants de que é responsável, foram apresentadas recentemente pela Sage?
Sem dúvida que a recente grande novidade no Sage for Accountants é o Arquivo Digital Cloud. No decorrer do desenvolvimento desta funcionalidade destaco um elemento-chave: a cumplicidade diária entre a equipa de desenvolvimento e os contabilistas oriundos de diferentes pontos do país. Estamos gratos a todos os utilizadores Betas envolvidos que nos deram e que continuam a dar feedback. São o alicerce fundamental da nova funcionalidade “Arquivo Digital Cloud”.

O estudo da Sage The Pratice of Now, baseado em entrevistas a mais de 3 mil contabilistas em todo o mundo, revela que os profissionais do setor estão a assumir, cada vez mais, o papel de “consultores de negócio” dos seus Clientes. Crê que esta tendência também já é visível em Portugal? Embora seja contabilista certificado e membro da OCC não tenho a experiência de campo que me capacitaria das valências necessárias para responder assertivamente à sua questão. Tendo esta limitação presente, posso responder como amigo e colega de muitos profissionais de contabilidade, observando e partilhando os mesmos contextos específicos em que vivem e agem. 

No dia-a-dia de um contabilista há um grande investimento intelectual e emocional assente no cumprimento das exigências fiscais e nas formalidades a elas inerentes. Há outros fatores que influenciam a gestão de tempo dos contabilistas e que tornam o balanço entre trabalho e lazer deficitário. A complexidade e mutação constante de legislação, gerir a fidedignidade dos clientes, preservar colaboradores experientes, emergência de novos pares concorrentes, incremento tecnológico muito rápido e adaptação às medidas e-Government são alguns exemplos que consomem e quase que neutralizam o tempo dos contabilistas para o desempenho de consultores de negócio. 

Ainda assim, é inquestionável em Portugal a tendência identificada nesse estudo. Portugal assistiu na última década a um elevado incremento dos níveis de literacia digital exigidos pelo tecido empresarial e uma veloz adaptação do perfil de contabilista, facto que tem vindo a reforçar o laço relacional com as empresas. A juntar ao perfil tecnológico existe a imagem do contabilista como o homem ou mulher de confiança, sempre disponível e com uma inigualável competência para apoiar e instruir os empresários da melhor decisão a tomar.

Como é que a aplicação Sage for Accountants pode ajudar os contabilistas no desempenho desse papel de consultor?
A aplicação de contabilidade Sage for Accountants dispõe de automatismos que permitem automatizar processos, evitar erros decorrentes de registos manuais e reduzir o tempo de execução das tarefas contabilísticas/fiscais. Os contabilistas valorizam a execução de operações em lote onde se destaca o eFatura Connection e a Importação do SAFT de Vendas. Desta forma reduzem drasticamente o tempo despendido em processos manuais, libertando recursos para as tarefas de consultoria dos seus clientes. Por outro lado, a partir do momento que as tarefas mais rotineiras são feitas em muito menos tempo, os gabinetes podem estar mais focados no trabalho de análise económico-financeira e prestar serviços de maior valor acrescentado aos seus clientes. Mapas de análise e a integração com o Excel são fulcrais neste propósito! 


Pedro de Jesus Rodrigues

  • Cargo: Product Owner Sage for Accountants / Legal Expert
  • Local: Porto
  • Experiência profissional: Trainer / Customer Support / QA / Business Analyst / Program Manager / Product Owner / Legal Expert
  • Formação: Mestre em TIC pela Universidade de Lisboa, Pós-graduado em Sistemas de Informação pelo Instituto de Estudos Superiores Financeiros e Fiscais, Licenciado em Administração de Empresas pelo Politécnico do Porto e Bacharel em Contabilidade pelo mesmo instituto.
  • Hobbies: Convívio com a família e amigos. Desporto.
  • Citação/frase inspiradora: Seria muito redutor indicar apenas uma
  • Contacto: [email protected]