Clientes / Testemunhos

“Trabalhar com a Sage é um descanso”

A Cachola & Muacho, empresa familiar de Campo Maior fundada, dedica-se à produção e comércio de aperitivos de qualidade destinados ao mercado ibérico. Sandra Gama, responsável pelas áreas financeira, contabilidade e compras, trabalha com a Sage há 25 anos. “A Sage 100cloud ajuda a gerir a empresa e a detetar problemas com mais rapidez. O imobilizado, a integração da gestão comercial com a contabilidade e a rastreabilidade dos produtos, são funcionalidades que vieram poupar-me muito tempo de trabalho”, justifica.

 

A Cachola & Muacho trabalha com software Sage. Foi fundada no final de 1985 pelos sócios João José Gama Cachola e Maria de Fátima Lobo Muacho Cachola, em Campo Maior. A empresa surgiu como consequência lógica e natural do desenvolvimento da atividade industrial que João Cachola desenvolvia há vários anos como empresário em nome individual. 

A empresa continua ainda hoje localizada na zona industrial de Campo Maior, dedicando-se à produção e comércio de produtos alimentares no setor dos aperitivos, com uma forte presença não apenas em Portugal, como também no mercado ibérico, através da comercialização de batatas fritas, azeitonas, amendoim frito e torrado, pistáchios e amêndoa salgada, entre outros. Estes produtos são apresentados sob as marcas registadas “Sanzé”, “Ti Maria” e “Riqueza da Terra”.

 

Produtos de qualidade alentejana 

Sandra Gama, que hoje gere a empresa em conjunto com o seu pai, defende que o sucesso destas marcas se deve à aplicação de uma estratégia empresarial assente na máxima “Produtos de Qualidade Alentejana”. Trata-se de “uma filosofia empresarial que aposta na qualidade dos seus produtos e na experiência adquirida ao longo dos anos na implementação do seu sistema de segurança alimentar”, explica. “Esta filosofia está assente na humildade, dedicação à empresa, trabalho em equipa, respeito pelo próximo, que cada vez mais reflete a cultura da Cachola & Macho no exterior e permite uma crescente fidelização dos clientes, quer a nível nacional como internacional.”

O setor em que a empresa opera tem evoluído muito e, nos últimos meses, como 70% do negócio é feito com o mercado da restauração, a redução da faturação foi significativa. No entanto, a Cachola & Muacho tem enfrentado a situação lutando por novos mercados e lançando novos produtos, com os quais pretende encontrar novos clientes e manter a sua estrutura atual, com 15 funcionários. “Apesar da quebra de faturação que estamos a sentir, devido à crise que todos estamos a atravessar, estamos a conseguir evoluir na exportação com a qualidade dos nossos produtos”, explica Sandra Gama.

 

Rapidez de resposta com software Sage 100cloud 

O mercado mudou também ao longo dos anos, à medida que o perfil dos consumidores se foi também alterando. “Hoje, o cliente quer cada vez menos stock em casa, obrigando-nos a responder mais rapidamente nas entregas, com muito menos tempo do que estávamos habituados, mas continuando a exigir muita qualidade e segurança nos produtos que compra”. 

Para enfrentar todos estes desafios, a Cachola & Muacho trabalha com software Sage. Neste momento, a empresa está a usar o Sage 100cloud, com o qual evoluiu a partir do Sage Next. Sandra Gama, que na empresa tem responsabilidades nas áreas financeira, da contabilidade e das compras, diz que a implementação da solução “foi 5 estrelas: nem demos por isso! Trabalhar com a Sage é um descanso porque sabemos que estão sempre disponíveis para nos dar suporte – e com uma grande rapidez de resposta. Aqui na empresa, nunca estivemos parados por falta de assistência da Sage.”

Sandra Gama salienta que “um dos grandes benefícios de trabalhar com software Sage é a parte fiscal. Estão sempre atualizados com tudo o que sai de novo de obrigações legais; já nem fico nervosa quando ouço dizer que vai mudar isto ou aquilo porque penso ‘a Sage sabe e trata, não há problema!’”

 

Na implementação que fez do Sage 100cloud, a Cachola & Muacho tem todos os módulos da aplicação. “São todos muito bons”, diz Sandra Gama.  “Sinto que têm cada vez mais informação que me ajuda a gerir a empresa e a detetar problemas com mais rapidez; mas,  para mim, o imobilizado, a integração da gestão comercial com a contabilidade e a rastreabilidade dos produtos, são funcionalidades que vieram poupar-me muito tempo de trabalho e, assim, ter mais disponibilidade para outras tarefas.”

 

Novidades legais e suporte ao cliente

Sandra Gama começou a trabalhar na Cachola & Muacho aos 18 anos. Hoje, trabalha com software Sage já há 25 anos. “Aprendi muito com a Sage durante estes anos a nível informático; sempre que havia um problema recorria ao suporte pelo telefone: eu no lado de cá da linha a fazer o que os técnicos me mandavam – aprendi mesmo muito!”

“A Cachola & Muacho é do meu pai e, entre os dois, gerimos a empresa – ele na parte comercial e produtiva, e eu na contabilidade, compras e área financeira. Depois, temos colaboradores nas outras áreas (faturação, qualidade, aprovisionamento, logística…) e todos eles trabalham com o Sage 100cloud. A gestão que fazemos só é possível porque temos um sistema à altura dos nossos desafios”, conclui Sandra Gama.

Saiba mais sobre a Cachola & Muacho aqui.

Conheça mais testemunhos de Clientes aqui