As Pessoas e os Valores que unem a família Sage

Desejamos que este período de Natal conceda o merecido descanso que permita a todos os Colegas, Parceiros e Clientes entrar no novo ano com confiança, energia positiva e otimismo. “Fazendo as coisas certas, ouvindo os nossos Clientes e inovando para vencer, juntos conseguiremos!”

O Natal é aquele período especial do ano que realça o melhor de nós enquanto seres humanos. É o momento em que deixamos as rotinas e as urgências do dia-a-dia em suspenso e paramos para pensar em tudo aquilo que é realmente fundamental na nossa vida – a família, os amigos, os colegas, a comunidade – recordando, em particular, aqueles que mais precisam de nós e para os quais nem sempre estivemos disponíveis ao longo do ano. Este também é um momento de alegria e de celebração, junto dos que nos estão mais próximos e com quem partilhamos êxitos e dificuldades, demonstrando-lhes todo o nosso carinho, afeto e reconhecimento.

O Natal, como se vê, tem tudo a ver com as Pessoas. Mas também tem muito a ver com Valores. Aqueles valores que realmente importam tais como o espírito de união, o sentimento de pertença, a solidariedade, a inclusão, a generosidade, a resiliência, o otimismo, a colaboração, a crença de que não estamos sós, que os sacrifícios valem realmente a pena e que podemos continuar a ter esperança num futuro melhor. 

 

Espírito de união, resiliência e superação

A “família” Sage, que inclui os nossos Colegas, Parceiros, Clientes e a sociedade em geral, tem muitos motivos para se orgulhar e para celebrar este Natal. Costuma dizer-se que “é nos momentos mais difíceis que se conhecem as pessoas”, e durante todos os momentos excecionalmente difíceis que atravessámos ao longo do ano, a família Sage deu mostras de enorme espírito de união e de uma admirável capacidade de adaptação, resiliência e superação. Conseguimos alocar 100% da empresa ao teletrabalho; colocámos a saúde e segurança dos Colegas e das suas famílias em primeiro lugar; melhorámos os processos internos e adaptámos o portfolio de produtos para responder melhor às novas necessidades dos Clientes e lançámos um ambicioso plano de ajuda, dirigido a todas as empresas portuguesas, tendo em vista a retoma dos seus negócios.

Este foi também um ano em que os valores intrínsecos da Sage, aqueles que norteiam toda a nossa atividade enquanto instituição sólida, duradoura e responsável socialmente, foram postos à prova. E hoje podemos dizer que esses quatro grandes valores – “We do the Right Thing”, “Start With Your Costumer” (mote do último Sage Partners Kickoff), “Together We Suceed” e “Innovate to Win” – estão mais vivos do que nunca. Destacamos, em particular, o primeiro, “fazemos a coisa certa”, no qual a Sage Foundation, o nosso grande projeto de responsabilidade social corporativa à escala global, assume um especial protagonismo.

Voluntariado e responsabilidade social

Um dos eixos fundamentais da Sage Foundation é o voluntariado. Este projeto, que consiste em oferecer aos nossos colegas a oportunidade de dedicar cinco dias por ano, em horário laboral, a atividades solidárias, foi lançado em Portugal, em 2016. Durante este ano, tivemos que adaptar as nossas habituais atividades de solidariedade à nova realidade para proteção dos nossos colegas e das organizações com que colaboramos. Por isso, lançámos um novo modelo: o “voluntariado virtual”. A primeira iniciativa, denominada FireSide Chats, consistiu, numa primeira fase, em conversas entre os nossos colegas e vários empreendedores sociais que estão a levar a cabo projetos solidários para apoiar os grupos mais vulneráveis. E, numa segunda fase, conseguimos envolver não só os Colegas, mas também os Parceiros, a participar ativamente nestas iniciativas.

Outro eixo fundamental é a filantropia. A Fundação, que atua em todos os 23 países onde a Sage está presente, reunindo Colegas, Parceiros e Clientes num programa de filantropia para a mudança social, ajuda anualmente milhares de pessoas nas nossas comunidades locais através de mais de 1.000 instituições de solidariedade. A Sage Foundation dispõe de um fundo monetário anual para apoiar financeiramente várias organizações sem fins lucrativos. E nós estamos neste momento a finalizar um projeto neste âmbito, para apoiar uma ONG [organização não-governamental] portuguesa que se dedica ao apoio de pessoas sem-abrigo. 

Sabemos que tudo o que fizemos ao longo deste ano tão especial e exigente deve ser recordado e celebrado. Mas sabemos também que o próximo ano não será isento de novos desafios e oportunidades, que requerem a mesma capacidade de resiliência e de superação e a mesma atitude positiva e de confiança. Desejamos que este período de Natal vos conceda o merecido descanso que permita a toda a família Sage entrar neste novo ano com o pé direito e com redobradas doses de energia positiva e otimismo. “Fazendo as coisas certas, ouvindo os nossos Clientes e inovando para vencer, juntos conseguiremos!”

A equipa da Sage deseja-lhe um Feliz Natal e um próspero ano de 2021.

 

Fernanda Marmelo
People Business Partner at Sage