5 sugestões culturais para o Outono

Que a chegada do frio não lhe dê desculpas para ficar em casa. Só precisa é de seguir os cuidados básicos da direção de saúde: leve a máscara e o gel de higiene e mantenha o distanciamento. Sobretudo leve a boa-disposição e a curiosidade de aprender, ou simplesmente divertir-se.

Lisbon Under Stars
Lisboa, até 31 de Outubro
Não deixe passar a oportunidade de ver ou rever o Lisbon Under Stars, a experiência sensorial de 360º, que o leva numa viagem ao longo de mais de 600 anos de história da cidade de Lisboa, promete transformar mais uma vez as paredes das Ruínas do Carmo em telas tridimensionais através de projeções multimédia e efeitos visuais. 

 

World Press Cartoon
Caldas da Rainha, até 15 de Novembro
Décima quinta edição deste salão que todos os anos seleciona e premeia os melhores cartoons publicados nos jornais e revistas de todo o mundo. As obras vencedoras do World Press Cartoon 2020 vieram da Alemanha, Brasil, Croácia, Grécia, França, Nicarágua, Portugal e Turquia. Donald Trump, Greta Thunberg e Jair Bolsonaro estão entre as “estrelas” dos trabalhos de humor gráfico publicados na imprensa e selecionados pelo júri: 280 no total, oriundos de 50 países. 

Guimarães Jazz
Guimarães, até 21 de Novembro
Se aprecia música jazz, não perca o festival que, logo na sua 1ª edição em 1992, foi considerado o melhor do ano pela crítica da especialidade. Desde então, nas primeiras semanas de novembro, o Guimarães Jazz tem vindo a dar a conhecer novos valores, afirmando-se como um espaço de revelação de músicas e músicos que despertem no público outros interesses, e que sejam percursores de tendências e caminhos originais.

Misty Fest
Ponte de Lima, Porto, Espinho, Coimbra e Lisboa, até 29 de Novembro
Desde ambientes sonoros de songwriters, das músicas do mundo, do jazz, em ângulos e padrões diferenciados daqueles que habitualmente passam pelas salas e festivais do nosso País, o Misty Fest é um festival de carácter diferenciado e único, em época de sweet november, com ampla e qualificada programação que explora dimensões menos exploradas noutros festivais. Os destaques deste ano são os espectáculos de Rodrigo Cuevas (dia 5 Lisboa; 6 Espinho e 8 Coimbra); Joep Beving (dia 12 Lisboa; 13 Espinho e 14 Coimbra), Nancy Vieira (22 Lisboa e 27 Coimbra); Penguin Café (21 Coimbra; 22 Lisboa e 23 Porto) e Duplex (31 de outubro Ponte de Lima; 19 Coimbra e 29 Lisboa).

Siza Inédito e Desconhecido
Porto, até 19 de Dezembro
“Siza – Inédito e Desconhecido” é apresentada na Casa-Atelier Marques da Silva depois de ter sido exibida na Tchoban Foundation, em Berlim, tendo patentes “esquissos de projeto, fantasias arquitetónicas e retratos, não apenas da autoria de Álvaro Siza, mas também da sua família”. A mostra inclui também esculturas do arquiteto português, nunca antes exibidas, e a maqueta do novo Centro de Documentação da Fundação Marques da Silva.