Tendencias

5 maneiras de manter os funcionários motivados quando trabalham remotamente

Manter os colaboradores envolvidos no sucesso da organização é mais fácil quando interagimos fisicamente. A atual crise pandémica, no qual muitos deles aderiram ao teletrabalho, tornou essa tarefa mais complicada. Conheça cinco sugestões para que a distância física não seja um problema.

Como podemos ajudar as equipes de trabalho a se adaptarem ao trabalho remoto ou à distância? Neste artigo, apresentamos uma série de conselhos que são válidos para todos os membros da equipe. Contém ideias que irão promover o envolvimento dos colaboradores e fornecer dicas para os gestores manterem o espírito de equipa e de colaboração mútua.

 

1) Faça reuniões semanais

Se antes fazia reuniões semanais presenciais com todos os membros da equipe, a mudança para o teletrabalho ou trabalho remoto, não o impede de continuar a fazê-las. Graças à tecnologia, realizar reuniões online é muito simples. As ferramentas de videoconferência, como o Zoom ou o Microsoft Teams, são bastante intuitivas e permitem que todos possam aceder facilmente às reuniões virtuais. Além disso, estas soluções foram pensadas para promover a participação e a colaboração de várias pessoas em simultâneo.

DADO RELEVANTE: Desde que o trabalho à distância explodiu com a crise pandémica, o uso de ferramentas de colaboração aumentou em mais de 50%.

 

2) Ponha a câmera sempre “on”

Quando fizer reuniões online com os colaboradores tente criar um ambiente “face-a-face”, no qual as câmeras estão sempre ligadas. Ver-se a si mesmo e aos outros, ajuda a promover a interação humana, algo que nem sempre é possível quando se trabalha em casa. Não é, no entanto, aconselhável forçar os participantes a fazê-lo. O essencial é deixar fluir um diálogo construtivo e motivador, para que todos se sintam à vontade para participar ativamente.

 

3) Interesse-se pelas pessoas

Sabe como é que os colaboradores estão a lidar com as suas cargas de trabalho durante o trabalho à distância? Sabe se eles estão a alcançar os seus objetivos ou precisam de apoio para se manter no caminho certo? Claro que a gestão do desempenho é mais fácil quando todos trabalham no mesmo local, mas ao trabalhar remotamente é necessário que a gestão esteja mais atenta ao individuo. Isso implica criar processos rotineiros que permitam aos gestores consultar os funcionários regularmente, medir o progresso e oferecer orientação.

Mais uma vez a tecnologia pode ajudar, se usar softwares de partilha de documentos e de gestão de recursos humanos na cloud. Além disso, pode utilizar a videoconferência (com ou sem câmera) para realizar avaliações de desempenho mais interactivas.

DADO RELEVANTE: Mais de 80% dos líderes de TI afirmam que as suas organizações têm promovido a utilização generalizada do software na cloud.

 

4) Saiba ouvir

Ao mudar para o trabalho remoto, muitos colaboradores deram um grande passo em direção ao desconhecido. Além de apoiar os seus funcionários enquanto trabalham em casa, vale a pena preocupar-se em perceber se estão a ter êxito. É importante saber como é que  eles estão a viver essa nova realidade, o que estão a gostar mais, o que não está a funcionar e quais são as suas sugestões para tornar essa experiência mais agradável e produtiva.

DADO RELEVANTE: Segundo uma sondagem da União Europeia, metade das pessoas que passaram a trabalhar em casa durante a pandemia, não tinha qualquer experiência anterior de teletrabalho.

 

5) Promova a colaboração

Quando se trata de trabalho remoto ou teletrabalho, as viagens ou as atividades desportivas já não podem ser usadas para aumentar a motivação das equipes. Mas isso não significa que os colaboradores não possam participar em alguma atividade coletiva, ainda que online.

Existe a possibilidade de organizar uma sessão virtual de lazer, onde os seus colaboradores se encontram online para debater um tema à sua escolha ou apenas para se conhecer melhor. Outras empresas optam por realizar concursos ou organizar jogos desafiantes. 

 

Conclusão sobre como manter o envolvimento dos colaboradores

O envolvimento de todos é uma das partes principais da gestão de uma empresa. Embora possa ser complicado manter esse compromisso quando as pessoas trabalham à distância, isso não é impossível. Ao manter as linhas de comunicação abertas e ao tomar medidas para garantir que a sua força de trabalho está motivada, os gestores e colaboradores são capazes de interagir uns com os outros e de manter o foco nos objetivos da organização. Vale a pena usar a tecnologia como parte dessa estratégia, usando ferramentas de videoconferência e de trabalho colaborativo, que assegurem uma comunicação regular com as equipes e que garantam que todos recebem o apoio e o suporte diário que necessitam.

Pilar Villanueva
Content Manager na Sage Iberia