Clientes / Testemunhos

Implementação do Sage X3 na SOTUBO

A Sotubo cresceu, expandiu-se e modernizou-se assente em ferramentas de gestão confiáveis, robustas e flexíveis. O Sage X3 é a ferramenta de apoio à gestão e, consequentemente, à decisão, usada diariamente por todos os departamentos, integrando todos os dados de gestão da empresa.

A Sotubo, constituída em 1980, é uma empresa com sede em Felgueiras, especializada no fornecimento de soluções integradas de mobiliário tais como a produção de mobiliário de escritório, essencialmente metálico, como sejam secretárias, mesas, cadeiras, blocos, painéis, entre outros. A unidade industrial ocupa 10 mil metros quadrados e está certificada pela norma ISO 9001:2000 desde 2004 e pela norma ISO 14001 desde 2011. 

A  Sotubo oferece soluções personalizadas e uma ampla diversidade de produtos standard, dirigidas a bancos, organismos públicos, escolas, universidades, centros de investigação e empresas que exercem a sua atividade nos mais diversos domínios: desde a moda, às telecomunicações, à pequena indústria ou às grandes multinacionais, na Península Ibérica, noutros países da União Europeia e PALOP’s. Desenvolvimento de novos produtos, flexibilidade e velocidade na resposta ao cliente são as palavras-chave.

 

O desafio

A Sotubo procurava uma solução de gestão empresarial moderna e robusta, proveniente de uma “software house” reconhecida, que fosse transversal a todas as áreas da organização. Um ERP capaz de suportar os processos decorrentes da produção personalizada, dentro da mesma plataforma e de forma eficiente e integrada. 

Isto porque a empresa utilizava até então, diversos e limitados sistemas de gestão, alguns do quais pertenciam já ao universo SAGE (RH e CTB). Estes sistemas dificultavam o crescimento, apresentavam sérias dificuldades de compliance legal e difícil ou inexistente integração e compatibilidade.

 

A solução

A Sotubo passou a utilizar o ERP Sage X3, desde 2013. Sendo cliente de soluções que fazem parte do universo Sage desde 1988, a SOTUBO cresceu, expandiu-se e modernizou-se assente em ferramentas de gestão confiáveis, robustas e flexíveis, que foram e continuam a ser um dos pilares da empresa. 

O Sage X3 é a ferramenta de apoio à gestão, sendo responsável pelos dados técnicos relacionados com a produção, integrado com as ferramentas de projecto e CAD (PLM Audros), criando uma melhor sistematização de processos que torna mais eficazes as tarefas, das mais simples às mais complexas. Suporta a gestão das vendas, das compras, dos stocks, a relação com os terceiros, a contabilidade e a produção. A ferramenta é utilizada diariamente por mais de 20 colaboradores, em multi sociedades. 

A solução foi a primeira instalação do Parceiro e por tal facto houve uma aprendizagem comum, quer da parte da Sotubo, quer do Parceiro. Hoje o X3 é usado diariamente por todos os departamentos, integrando todos os dados de gestão da empresa.  A intensidade de utilização não é mensurável, atendendo ao facto do X3 ser o tronco de toda a gestão e todos os departamentos centrarem nele o seu trabalho – dos dados mestre ao financeiro, do comercial à produção, do aprovisionamento ao design, da gestão de stocks à contabilidade…

 

A implementação

A sequência foi a seguinte: 

  • Levantamento de processos 
  • Formação-acção de key-users 
  • Adaptação e desenvolvimentos personalizados 
  • Migração de dados base. 
  • Formação de utilizadores 
  • Arranque de módulos de vendas, contabilidade e contabilidade de terceiros. 
  • Estabilização de dados base de produção 
  • Arranque de módulo de produção 
  • Arranque de gestão de stocks e cálculo de necessidades líquídas 
  • Contínuo desenvolvimento, adaptação e integração com PLM e Hardware de shopfloor (máquinas) 
  • Virtualização 

Outlook

“Um ERP como o Sage X3 reforça o espírito de coesão e permite que em cada dia cada interveniente se esforce por fazer melhor o seu trabalho, permitindo a quem dirige concentrar-se mais nas decisões estratégicas, projectando o futuro “A Sotubo beneficia globalmente com a utilização do ERP, que é uma solução completa de utilização simples, que traduz em resultados um conjunto de complexos processos ingeríveis sem uma solução versátil e abrangente que se concretizou no X3”. 

“A mudança é um processo complexo que gera inevitavelmente “anticorpos” e “reacções adversas” e só a garantia de fiabilidade e a confiança dos utilizadores permite alcançar resultados. As empresas são sempre um grupo de pessoas que trabalha em conjunto, em cada indivíduo deve saber que partilha um objetivo comum, e deve partilhá-lo. Um ERP como o X3 reforça esse espírito de coesão e permite que em cada dia cada interveniente se esforce por fazer melhor o seu trabalho, permitindo a quem dirige concentrar-se mais nas decisões estratégicas, projetando o futuro sem ter de se preocupar com a operacionalização dos efeitos das mesmas decisões”. 

“A abertura da Sotubo permitiu que muitas demonstrações da Sage a usassem como referência. A quem decide nada melhor que poder comparar o que se passa no terreno e para isso, a melhor recomendação é “ver para crer”!” 

“Com a integração entre PLM e ERP, reduzimos muito o tempo de desenvolvimento de novos produtos.  Futuramente, pretendemos introduzir a faturação eletrónica, Business Intelligence; RH; e continuar a Otimização da utilização do X3 em algumas áreas”.

 

Sotubo – Móveis Metálicos, SA

  • Localização: Felgueiras
  • Setor  Fabrico de móveis metálicos
  • Solução Sage X3 (Versão 11)
  • Web www.sotubo.pt

 

Saiba como tornar-se Parceiro Sage https://www.sage.com/pt-pt/parceiros/tornar-me-parceiro/