Opinião

A importância dos eventos no marketing mix, por Pilar Jiménez Pardo, Event Manager Sage Iberia

Hoje em dia, os eventos deixaram de ser uma mera ação logística para ser uma parte decisiva da estratégia de marketing. É importante identificar em que momento da jornada o evento faz sentido, para que responda aos objetivos procurados pela organização.

Após a eclosão da pandemia do coronavírus, muitas pessoas me perguntaram: o que vai acontecer com o seu trabalho agora? No início, tal como todos, eu estava na expectativa. Não sabia como essa crise me iria afetar profissionalmente e pessoalmente.

A questão é que a indústria da organização de eventos parou completamente. Porém, muitos de nós tomamos a decisão de não ficar parados, estudar, ler, partilhar, ouvir, participar em eventos virtuais, fazer trabalho de campo… também aproveitamos esta oportunidade inesperada para rever o que fizemos nos meses anteriores e para analisar o que resultou ou falhou…; ao mesmo tempo que nos preparávamos para o “novo normal”.

 

Perguntas fundamentais ao planear um evento

Nunca devemos esquecer que os eventos são ferramentas de comunicação, talvez uma das mais poderosas, pois permitem impactar todos o tipo de público-alvo. Hoje, os eventos deixaram de ser uma mera ação logística para ser uma parte decisiva da estratégia de marketing. Porém, nem tudo é válido, nem todos os formatos, conteúdos, ações, etc., são válidos para os objetivos que perseguimos. É importante identificar em que momento da jornada o evento faz sentido, para que responda aos objetivos procurados pela organização.

O primeiro passo é perguntar “porquê” queremos realizar um determinado evento, e, imediatamente depois, “que objetivos procuramos”, “quem são os nossos principais stakeholders” e “o que é que eles procuram”. Assim que respondermos a essas perguntas honestamente, o conteúdo e o formato surgem naturalmente. O processo de definição de objetivos, que nem sempre é tão óbvio como parece, e de uma análise profunda do que quer o nosso públicos-alvo, são os verdadeiros pontos de partida do evento. Isso também não é fácil, porque tendemos a pensar mais em aquilo que nós queremos dizer e não no que o público quer realmente ouvir. Mas uma vez alcançadas as respostas a estas questões, o resultado será seguramente compensador.

Com o objetivo de contribuir para o sucesso dos Parceiros Sage, temos vindo a lançar um ciclo diversificado de webinars e de cursos online, com resultados altamente prometedores e que provam a importância crescente dos eventos (neste caso, virtuais) no marketing mix.

 

Pilar Jiménez Pardo
Event Manager Sage Iberia