Editorial

A Digitalização dos negócios dos nossos Parceiros

A pandemia COVID acelerou o caminho para a digitalização das empresas em todo o mundo, Portugal não é exceção. Os próximos meses continuarão a ser desafiantes e queremos estar ao lado dos nossos Parceiros neste processo. Conheça as várias iniciativas em curso nesta edição da Partnews e não perca o Sage Partner Kickoff, em formato 100% digital, no dia 5 de novembro,

A IDC prevê que a “economia digital venha a representar mais de 50% do PIB já em 2023, o que exigirá uma nova espécie de organização, onde a escala e a velocidade de inovação serão críticas para o sucesso das empresas. Esta nova espécie de organização, mais digital, obrigará a aprofundar alterações nos modelos de negócio, no trabalho, nas operações, na relação com clientes e consumidores, na inteligência empresarial, até a infraestrutura tecnológica”.

O Mundo e as empresas encontram-se num contexto desafiante, e certamente o mundo empresarial como o conhecíamos não vai regressar. No panorama atual, a digitalização passou de ser um fator de diferenciação das empresas para passar a ser um fator de sobrevivência

Segundo dados da ACEPI, são vários os impactos expectáveis pós COVID19, quer no comportamento dos consumidores, quer no investimento digital das próprias empresas:

Para os consumidores:

  • Mais portugueses a usar o digital e com maior sofisticação
  • Portugueses mais habituados a comprar online em Portugal
  • Aumento da compra de artigos do dia-a-dia através da Internet
  • Pagamento eletrónico é cada vez mais a norma
  • Procura de sites que transmitam confiança

Para as empresas:

  • Aumento da oferta digital portuguesa
  • Desenvolvimento do Comércio Eletrónico de Proximidade
  • Disponibilização de meios de pagamentos eletrónicos
  • Desenvolvimento das competências digitais dos comerciantes
  • Disponibilização de mecanismos de aumento da confiança/segurança
  • Desenvolvimento de melhores processos operacionais
  • Aumento da utilização de recursos em trabalho remoto

Ainda segundo dados da ACEPI, “50% dos internautas portugueses fazem compras online, contra os 69% de média da União Europeia, no entanto, a perspetiva é que, até 2025, este valor chegue aos 66% em Portugal”.

 

Investir em competências digitais

As empresas que pretendam acompanhar o “novo normal” terão de investir em competências digitais, apostar cada vez mais na sua presença digital, sendo que à data “67% das empresas Portuguesas contam com website e 55% página em redes sociais”. Mas não basta estar online. É essencial estar online da forma certa, com os investimentos corretos, aliado a boas práticas e a Parceiros que conheçam bem esta dinâmica do digital.

Os próximos meses continuarão a ser desafiantes, e queremos estar ao lado dos nossos Parceiros neste processo de digitalização, oferecer-vos as ferramentas e o apoio necessários neste caminho, porque, de acordo com a entrevista Sage à Vida Económica “A verdadeira transformação digital passa pela compreensão de que a digitalização é a base e o elo de ligação entre esta pandemia e o desenvolvimento dos negócios no futuro”

Iniciativas que apoiam a digitalização

São várias as iniciativas que partilhamos nesta edição da Sage Partnews que estamos já a trabalhar nesse sentido: O apoio dos eventos IDC Directions e o Open Day CCIP, ambos dedicados a temáticas da digitalização das empresas Portuguesas, são de acesso gratuito aos nossos Parceiros, assim como o Portugal Digital Week ACEPI e o ciclo de webinars Comércio Digital, que terá uma sessão exclusiva Sage, no dia 28 de Outubro.

Encontra também nesta edição de setembro, uma nova entrevista a um Parceiro Sage, que partilha o seu testemunho de como a recente aposta no digital tem gerado novas oportunidades de negócio, assim como vários eventos de Parceiros Sage, com o apoio co-marketing, especialmente focados em verticais de negócio promovidos digitalmente.

Por último, mas o mais importante, queremos convidar-vos para o Sage Partner Kickoff, que este ano se realiza em formato 100% digital, no dia 5 de novembro, e onde partilharemos consigo muitas mais novidades acerca das iniciativas que estão a ser planeadas para FY21.

 

Resta-me desejar um bom fecho de ano e que FY21 traga muitas oportunidades e sucesso!

 

Claudia Gomes
Channel Marketing Manager
Sage