Egis: “Sage for Accountants é o nosso software do coração”

A Egis, prestadora de serviços de contabilidade, com sede em Espinho e clientes por todo o país, é uma entusiasta do Sage for Accountants. “Quando me apresentaram o software fiquei logo fascinada, pois muitas das funcionalidades do produto já eram algo que desejava desde há longa data. Tínhamos sem dúvida optado pelo melhor dos melhores”, recorda Edite Pereira, sócia e gerente da Egis.

A Egis é uma empresa de serviços de contabilidade fundada em 2001 (inicialmente sob a denominação Ediconta) e com sede em Espinho. O seu nome são as iniciais de “Edite [o primeiro nome da sua sócia-gerente] Gestão Integrada de Serviço”.  Edite Pereira é a sócia e gerente da Egis, sendo a contabilista certificada principal da empresa e a responsável pela análise financeira e de gestão das empresas Clientes.  “A criação da Egis foi um sonho tornado realidade, pois tive sempre a ambição de criar o meu próprio negócio”, conta-nos Edite Pereira. “No início, a empresa tinha menos de 10 clientes – e eu tinha 26 anos e… muita vontade de trabalhar!”

Ao longo das últimas duas décadas, “os sacrifícios foram muitos”, reconhece Edite Pereira. “Deixei muitas vezes a minha família em detrimento da empresa, demorei a encontrar a equipa certa, mas hoje sinto-me cada mais vez realizada, pois tenho a melhor equipa do mundo, os melhores clientes e os melhores Parceiros.”

A empresa registou um grande crescimento, principalmente ao longo dos últimos cinco anos, mas manteve sempre o foco do seu negócio na prestação de serviços de contabilidade, fiscalidade, assessoria de gestão e Recursos Humanos. O objetivo estratégico da Egis é proporcionar aos seus clientes, em tempo útil, informação privilegiada e conhecimento fundamentado nas melhores práticas de gestão, posicionando-os um passo à frente da concorrência.

 

Migração para o Sage For Accountants em 2019

“As exigências dos clientes ao longo destes 20 anos tem evoluído de uma forma impressionante”, explica Edite Pereira, que reconhece que “o desafio do contabilista é cada vez maior: os nossos empresários são cada vez mais instruídos e procuram estar cada vez mais informados, não querem de todo um contabilista apenas para lhe calcular os impostos, mas sim um profissional que integre de corpo e alma o seu negócio, que seja um parceiro importante na tomada de decisão. O contabilista que não evolua neste sentido vai acabar por desaparecer.”

“Pretendemos, sem dúvida, ser uma parte integrante das empresas nossas Clientes”, afirma a sócia-gerente da Egis, “queremos que os clientes façam parte da nossa história e queremos ajudá-los a construir a sua. Mas, para ser possível concretizar os nossos objetivos, temos que ter parceiros à altura deste desafio. E um dos Parceiros mais importantes é, sem dúvida, a Sage – desde o início da minha vida profissional que utilizo a Sage.”

Já mais recentemente, em 2018, a Egis foi desafiada pela Webmóvel, o seu Parceiro informático, no sentido de fazer a mudança para o Sage for Accountants. “Quando me apresentaram o software fiquei logo fascinada, pois muitas das funcionalidades do produto já eram algo que desejava desde há longa data.”

A migração para a nova plataforma foi feita no início de 2019, mas o processo foi bastante rápido. “Encerrei o escritório por um dia e toda a equipa foi fazer a formação nas instalações da Sage”, recorda. “Viemos de coração cheio e confiantes, pois tínhamos sem dúvida optado pelo melhor dos melhores. Conheço outros softwares de contabilidade, pois fazemos trabalho de contabilidade nas instalações de alguns clientes, e estamos sempre ansiosos por voltar para a Egis, para o nosso software do coração.”

Edite Pereira reconhece que a mudança implicou um ajustamento da forma de trabalhar. “O início foi algo doloroso pois, como em qualquer mudança, existe um trabalho inicial de configuração dos automatismos, a elaboração e uniformização do plano de contas e a adaptação dos próprios utilizadores.” Mas foi um investimento inicial que valeu a pena: “Com esta nova ferramenta, conseguimos rentabilizar o tempo despendido nos lançamentos, nos pedidos de reembolso de IVA, na elaboração dos mapas de apoio à gestão, e utilizamos essa poupança de tempo para as conferências, análises, formações, o que nos permite ganhar mais tempo para dar ao cliente o apoio à gestão que eles tanto procuram.”

A responsável da Egis assume-se como “fã” do Sage for Accountants, salientando como algumas das “excelentes funcionalidades que apresenta, o automatismo dos lançamentos, a ligação ao e-fatura, a integração do SAFT das vendas, os pedidos de reembolso de IVA e a análise financeira Sage com a funcionalidade de ligação ao Excel.”

 

Webmóvel: Parceiros de uma vida e para uma vida 

Hoje, a Egis emprega um total de 10 profissionais e os seus clientes estão espalhados um pouco por todo o país: Espinho, Penafiel, Porto, Maia, Matosinhos, Vila Nova de Gaia, Feira, Aveiro, São João da Madeira, Oliveira de Azeméis, Leiria e até Lisboa. Edite Pereira explica que, “ultimamente, os empresários que nos procuram não se importam de pagar o preço justo, pois estão em busca de qualidade nos serviços, de informação contabilística e financeira em tempo útil, apoio fiscal e consultoria especializada. Penso que vamos entrar numa nova era para os contabilistas, pois esta pandemia veio realmente mostrar o quão importante é para as empresas estarem bem assessoradas.”

Os últimos meses, por causa da pandemia do COVID-19, a Egis foi “completamente posta à prova e, sem dúvida, que a Sage foi uma grande ajuda”, explica Edite Pereira. “Louvo e agradeço todo o esforço e apoio que a Sage nos deu – sempre disponíveis para nos ajudar e, sobretudo, para ouvir as nossas necessidades, resolvendo-as sempre em tempo record.” Guarda também palavras de apreço para a Webmóvel, o seu Parceiro na área da informática que. “São Parceiros de uma vida e para uma vida”, conclui.

 

Saiba mais sobre a Egis aqui

Conheça mais testemunhos de Clientes aqui