Agenda

12 piscinas naturais que vale a pena conhecer

Este Verão não deixe de visitar as inúmeras cascatas e piscinas naturais que Portugal tem para oferecer. Elas são a melhor opção para fugir da multidão e mergulhar na Natureza.

 

Poço da Gola

Localizada no ponto mais alto do trilho dos moinhos da Parada, na freguesia de Lindoso, demora cerca quatro horas e meia (sete quilómetros) até chegar lá, mas vale bem a pena.

Ponte da Barca

 

Lagoas da Serra d’Arga

A Serra d’Arga chega aos 825 metros de altitude, em pleno sistema montanhoso da Peneda-Gerês, no Alto Minho. o melhor são as sete lagoas de águas límpidas, cristalinas e… geladas.

Montaria

 

Fonte dos Amores

Situa-se na vila de Boticas, muito perto das Termas de Carvalhelhos. A queda de água cria uma piscina natural, que está integrada no percurso pedestre de 5km da Rota das Levadas.

Boticas

 

Praia Fluvial de Loriga

É a única praia fluvial portuguesa situada num vale glaciário (de Loriga). Conhecida pela sua água cristalina e gélida, que brota de uma nascente na serra, inclui várias piscinas naturais.

Loriga

 

Pateira de Fermentelos

Situada no triângulo dos concelhos de Águeda, Aveiro e Oliveira do Bairro, trata-se da maior lagoa natural da Península Ibérica, sendo rica em fauna, flora e espécies aquáticas

Fermentelos

 

Cascata da Cabreia

Localizada no Parque de Lazer da Cabreia, no concelho de Sever do Vouga esta bela cascata é formada pelas águas do Rio Mau e resulta da queda de água com 25 metros de altura.

Sever do Vouga

 

Cascata da Fraga da Pena

Faz parte da Paisagem Protegida da Serra do Açor e corresponde a um acidente geológico, que resultou num conjunto de quedas de água, que se precipitam em piscinas naturais.

Benfeita

 

Praia Penedo Furado

Localiza-se perto de Milreu, concelho de Vila de Rei. As piscinas naturais de Penedo Furado destacam-se pela passagem natural na rocha e pela ribeira a dividir o maciço rochoso.

Vila de Rei

 

 

Cascata do Rio Mourão

Mais conhecida por Cascata de Anços, forma uma piscina natural, protegida por vegetação cerrada e rochas. Encontra-se entre as aldeias de Anços e Maceira, muito perto de Sintra.

Montelavar 

 

Barragem do Maranhão

O lago artifical situa-se numa zona de planície de grande beleza e o miradouro do Maranhão permite desfrutar da vista sobre a albufeira, as pastagens e as searas envolventes.

Avis

 

Piscina Natural da Caloura

Localizada junto ao porto de pesca artesanal da Caloura, esta pequena enseada possui uma piscina natural de águas muito límpidas, rodeada por uma paisagem deslumbrante.

Lagoa, ilha de São Miguel

 

Piscinas naturais de Porto Moniz

Formadas por lava vulcânica que se estendeu até à costa, permitem que a água do mar entre e saia em consonância com as marés e são o grande atrativo da vila de Porto Moniz

Porto Moniz, ilha da Madeira

 

Fontes: Boa Cama, Boa Mesa (Expresso), Time Out, Visit Portugal