Entrevistas

5 perguntas a Pedro Pinheiro

Queremos que conheça melhor os colaboradores que tornam possível o sucesso do Sage Partner Program. Nesta entrevista, Pedro Pinheiro, Channel Manager do segmento Gold & Platinum da Sage, comenta o lançamento de novas soluções para PME, caso dos verticais Sage 50cloud Loja, a Activos Expert para contabilistas e a Gestão Financeira de Projetos Sage 100cloud. Conheça também qual tem sido a recetividade dos Parceiros às medidas especiais de apoio da Sageno âmbito do COVID-19. 

1. Há quanto tempo trabalha na Sage? Pode descrever-nos a sua função? 

Iniciei funções na Sage faz quase 6 meses. Tenho a responsabilidade comercial na rede de Parceiros Gold & Platinum. Poderia descrever a minha função de uma forma geral na gestão da relação e na concepção e negociação de projetos de parcerias, desenvolvimento de negócios com a rede de Parceiros.  Alinhadamente com os nossos Parceiros, encontramos a melhor forma de alcançar os melhores objetivos comerciais, nunca descurando os valores subjacentes á relação, que são a base do sucesso. 

 

2. Que feedback sobre o Sage Partner Program tem recebido? Que iniciativas são mais valorizadas pelos Parceiros? 

Em primeiro lugar o Sage Partner Program visa o crescimento e a valorização indexado ao esforço envolvido.  Dado a exigência dos dias de hoje em termos empresariais, não podemos gerir uma empresa sem pensar em crescimento e por isso a Sage tem isso em mente assim como a rede de Parceiros. Dito isto, o Sage Partner Program está desenhado para que exista uma dinâmica de crescimento necessário face às exigências do mercado em geral. 

Nesse âmbito, a Sage desenvolveu um leque de ferramentas que possibilita tirar uma fotografia do negócio do Parceiro permitindo definir estratégias. Esta dinâmica é apresentada aos parceiros como um Business Plan trimestral e tem sido muito valorizada até porque de uma forma muito recorrente ajuda-os a perceber quais são as medidas a tomar para poder alcançar uma meta pré-definida e acordada anteriormente. 

 

3. Que novidades direcionadas aos Parceiros Médias Empresas foram apresentadas recentemente e com que resultados? 

Quando falamos de Parceiros/Clientes de média dimensão estamos a falar maioritariamente de uma orientação mais para o valor e não tanto para quantidade ou volume. Nessa perspetiva, foi lançado recentemente na Linha 50, o Sage 50cloud Loja que nos permite ir além do pequeno comércio, orientando a solução a cadeias de retalho, e que tem tido uma muito favorável aceitação.  

Quando falamos de Gabinetes de Contabilistas com grande dimensão foram lançados os Activos Expert que visa a ambição da Sage em ter os grandes Gabinetes “Full Sage”, ou seja, que tenham todas as soluções de gestão com a Sage. Neste cenário é relevante a novidade da Sage 50cloud for Accountants para facilitar aos Gabinetes de Contabilidade a faturação em nome dos seus clientes. 

Quanto ao Sage 100cloud, a novidade para as médias empresas, foi o lançamento de uma funcionalidade tão esperada pela nossa comunidade de Parceiros, a Gestão Financeira de Projetos, que vem trazer bastante valor à aplicação que permite a qualquer empresa ganhar eficiência no controlo da execução financeira dos seus projetos, monitorizando a respetiva rentabilidade face aos gastos e rendimentos esperados. 

Acredito que o forte compromisso na relação de proximidade com estes nossos parceiros e as novidades que temos vindo a apresentar no nosso portfolio, direcionadas ao mercado de maior valor serão o garante para o sucesso conjunto. 

 

4. Como os Parceiros têm reagido às medidas especiais de apoio da Sage neste momento desafiante para as empresas portuguesas? 

A Sage como empresa multinacional e com valores vincadamente bem definidos, não poderia ficar indiferente ao momento desafiante que ainda estamos a travessar e o qual acreditamos que vai ser ultrapassado. Ao considerarmos a nossa rede de Parceiros como um prolongamento da Sage, porque sem eles o sucesso da Sage seria diferente, rapidamente tomamos medidas que fossem ao encontro das atuais necessidades. 

A primeira medida foi ajudar no esclarecimento de dúvidas pois estávamos perante uma situação completamente nova e por isso criámos o “Consultório Online”, onde os nossos Parceiros acederam a esclarecimentos sobre as medidas excecionais decretadas pelo Governo em âmbito laboral, o seu impacto nas empresas, os apoios e incentivos disponíveis. Também promovemos a partilha e debate constantemente atualizado na nossa Sage City, assim como sessões de esclarecimento gratuitas na Sage University e a atualização regular no Blog Sage Advice. 

Por outro lado, continuamos a trabalhar para assegurar que têm as ferramentas certas nesta fase crítica, e por isso percorremos a nossa biblioteca de cursos e disponibilizamos acesso gratuito, até dia 31 de maio, a um conjunto de conteúdos eLearning e formações online que destacamos como mais relevantes nesta fase.

Também se tornou urgente atualizar as nossas aplicações face ás novas medidas, e em tempo record o nosso departamento de desenvolvimento disponibilizou as nossas soluções de Recursos Humanos, Sage for Accountants, Sage 50cloud, Sage 100cloud e Sage Business Suite, Sage Gestexper, SagePlus, em resposta ao conjunto de medidas excecionais decretadas pelo governo, no âmbito do COVID-19, que já estão disponíveis no Portal mySage. 

Por último, apresentámos um conjunto de medidas especificas para o nosso Canal de Parceiros e Clientes, que simplificaram e poderão ainda simplificar de alguma forma os próximos meses, muito centradas no apoio financeiro e de liquidez do Parceiro, retenção de clientes e na retoma do negócio alavancando as oportunidades que de destacaram nesta crise. 

 

5. Que espera deste ano em termos de crescimento e da melhoria do serviço ao canal Parceiros? 

O sucesso dos nossos parceiros é o Sucesso da Sage, por isso é que quando falamos em melhoria do serviço ao canal de parceiros, estamos a falar de um trabalho que nunca tem fim, ou seja está e estará sempre “ongoing”. A Sage sabe da importância do canal e por isso tem como prioridade melhorar e aprimorar esta relação. Desta forma, tem vindo sempre a incutir medidas e a profissionalizar ações de forma a que acima de tudo a relação se torne cada vez mais próxima e ao mesmo tempo cada vez mais profissional, de forma a que ambos os objetivos sejam alcançados. Objetivos esses que na maioria das vezes estão em linha entre a Sage e o Canal de Parceiros. 

 

Pedro Pinheiro 

  • Cargo:  Channel Manager do segmento Gold & Platinum 
  • Local:  Lisboa 
  • Experiência profissional: Desde o início profissional sempre trabalhei nas áreas comerciais de empresas tecnológicas, nos últimos dez anos muito focado na relação de parcerias. 
  • Formação: Ciência Política com especialização em Relações Internacionais. 
  • Hobbies: Desportos náuticos, Jardinagem e estar com a família. 
  • Citação/frase inspiradora: Os campeões não são aqueles que sempre vencem corridas, os campeões são aqueles que saem e tentam. 
  • Contacto:  [email protected]