Tendencias

Conselhos para uma gestão eficaz e segura do teletrabalho

Hoje em dia, quando muitos de nós trabalhamos em casa, é importante lembrar algumas regras para que a tarefa seja não apenas eficaz, mas também segura, saudável e compatível com a vida familiar.

Aconselhamos sete dicas práticas para estabelecer rotinas e maneiras de trabalhar que ajudarão a melhorar a sua produtividade.

  1. Crie uma rotina. É essencial seguir uma rotina diária, que não se limite ao trabalho. Por exemplo, defina uma hora certa para dormir e se levantar, para se exercitar, para o lazer, etc. Primeiro erro a evitar: trabalhar de pijama.
  2. Defina uma agenda de trabalho. Defina um calendário de tarefas e cumpra-a. Os objetivos são continuar a trabalhar em equipa de maneira sincronizada e, ao mesmo tempo, separar a sua atividade profissional da sua vida familiar.
  3. Espaço e ordem: delimite um espaço fixo para um trabalho agradável, idealmente, com luz natural. É importante encontrar um espaço arrumado, com privacidade, para fazer chamadas ou videoconferências e evitar a tentação de levar o seu computador para diferentes divisões da casa.
  4. Evite distrações: não quebre um ritmo de trabalho fluído e concentrado para realizar atividades familiares ou tarefas domésticas.
  5. Mantenha a interação: conceba o teletrabalho com uma atitude positiva e evite o isolamento. Para isso, é vital entrar em contato (virtual) com outras pessoas e colegas com frequência. Se possível, comece o dia com uma chamada ou uma videoconferência e tente manter a dinâmica de grupo do dia-a-dia do escritório.
  6. Monitore a sua saúde e faça pausas: é importante manter um ambiente de trabalho saudável, por exemplo, ventilar o espaço com frequência, respeitar as regras de ergonomia em frente ao computador ou estabelecer pausas frequentes.
  7. Use a tecnologia como aliada: utilize dispositivos e ferramentas de comunicação adequadas ao trabalho colaborativo, desde a partilha de documentos, de calendários ou de tarefas … A tecnologia é o maior suporte ao teletrabalho.

 

Cibersegurança, uma prioridade

O coronavírus está a dar aos piratas informáticos a desculpa perfeita para desenvolverem ataques cibernéticos cada vez mais frequentes e agressivos. Anote estas dicas básicas para trabalhar remotamente com segurança.

  1. Fuja do phishing: tenha muito cuidado ao receber emails, tanto profissionais como pessoais. A proliferação de malware está na ordem do dia com o Covid-19 como isca.
  2. Mantenha as aplicações atualizadas: desta forma impedirá que o seu computador se torne a porta de entrada dos cibercriminosos.
  3. Sistema antivírus: verifique, em particular, se este software está atualizado.
  4. Wifi seguro: use uma conexão segura e altere as passwords de acesso à internet e do router para reforçar a segurança.
  5. Passwords fortes: atualize as passwords do seu computador, escolha combinações fortes de palavras e símbolos alfanuméricos, não as partilhe com ninguém e ative as instruções de bloqueio automático dos dispositivos.
  6. Criptografia: verifique se esta opção está ativada de forma a proteger os dados dos seus dispositivos em caso de roubo ou perda. A maioria dos sistemas operacionais inclui esse recurso. Também é recomendável criar uma VPN com autenticação de fator duplo (contrassenha e acesso temporário) para as conexões entre os nossos dispositivos e os servidores da empresa.
  7. Backups: não se esqueça de ter um plano B, na forma de cópias de backup de todos os dados que possui no disco rígido.