“A oportunidade de potenciarmos as nossas soluções só é possível através dos nossos parceiros”

Com uma rede de cerca de 900 Parceiros, a Sage reforça a sua estratégia de criar um ecossistema de Parceiros de valor, através do seu Programa de Parceiros – Sage Partner Program. “A oportunidade de potenciarmos as nossas soluções só é possível através dos nossos parceiros, que têm a competência e o conhecimento necessário”, refere Josep María Raventós, Country Manager da Sage.

Qual tem sido o papel dos Parceiros nos resultados da Sage? 

Os nossos Parceiros são a extensão da nossa empresa e a principal alavanca de negócio para a Sage. Atualmente, o Canal representa 80% do nosso negócio, o que é uma percentagem bem mais elevada do que em qualquer outro país onde a Sage está presente. Em 2019, 68% dos novos Clientes que fizemos, foram conquistados pelos Parceiros, pelo que os dados falam por si…

Qual é a estratégia que a Sage está a seguir no que respeita ao Canal? 

Desde o princípio que a nossa estratégia é a de criar um ecossistema de Parceiros de valor, que partilhem o mesmo objetivo que nós: estarmos sempre ao lado das empresas portuguesas, para ajudá-las e acompanhá-las no seu processo de digitalização. Com o passar dos anos temos vindo a aumentar a nossa rede de Parceiros e estamos muito satisfeitos pelo caminho que temos percorrido juntos.

Lançámos agora uma nova versão do nosso Programa de Canal – SPP (Sage Partner Program), que nutre e desenvolve uma comunidade de Parceiros que está alinhada e focada em atingir o sucesso, independentemente da sua dimensão ou tipo de negócio. Com este programa reforçamos uma vez mais o nosso objetivo de termos um ecossistema de Parceiros de Valor, onde os ISV constituem uma aposta importante para a Sage, o que nos permite acrescentar valor às nossas soluções e conseguirmos uma oferta cada vez mais adaptada às reais necessidades de cada negócio.

Para nós, a oportunidade de continuarmos a potenciar as nossas soluções só é possível através dos nossos Parceiros, que trazem a competência e o conhecimento necessários para continuarmos a avançar.

O papel do Canal tem vindo a mudar ao longo do tempo? Com quantos Parceiros trabalha a Sage, atualmente? 

Notamos que os Parceiros se estão a adaptar às necessidades dos seus Clientes de uma forma mais rápida e flexível, desenvolvendo uma relação de colaboração mútua que permitam o desenvolvimento e implementação de soluções e serviços mais ajustados às necessidades reais e específicas de cada negócio. A nossa estratégia na Sage centra-se em apoiar os nossos Parceiros e Clientes neste processo.

Atualmente, trabalhamos com cerca de 900 Parceiros e esperamos aumentar este número em 2020. Para isso, temos como prioridade a clusterização, a migração e a racionalização do portfólio. Estas serão as nossas bases para conseguirmos um crescimento conjunto, sempre tendo como base o acompanhamento que fazemos aos nossos Clientes no seu processo de transformação digital.

O que podem os Parceiros obter com o Programa de Canal da Sage?

O Programa de Parceiros da Sage (SPP – Sage Partner Program) foi desenhado para simplificar a forma como nos relacionamos com os nossos Parceiros e como os ajudamos a explorar os mais recentes avanços tecnológicos e a crescente procura do mercado dos produtos cloud e Cloud Connected.

Mas acima de tudo isto, o Sage Partner Program oferece uma estrutura de apoio ao negócio, de modo a que os nossos Parceiros possam aumentar as suas receitas de uma forma consistente e sustentável. O programa recompensa a angariação de novos clientes, estimula o aumento das vendas dos Parceiros e incentiva a satisfação e a fidelização dos clientes.

Este Programa, que foi desenhado com base no feedback contínuo do nosso Canal, é direcionado para Parceiros que estejam focados em atingir o sucesso, independentemente da sua dimensão ou tipo de negócio. Na Sage oferecemos um modelo de negócio e uma margem de venda de produtos bastante atrativa, que ajuda os Parceiros a maximizar o investimento nos seus negócios.

Que vantagens traz o Programa de Canal da Sage aos novos Parceiros? 

A Sage é uma marca líder de mercado com três milhões de clientes, presentes em 23 países, o que dá aos nossos Parceiros um mundo de oportunidades de desenvolvimento e expansão dos seus negócios.

Por outro lado, na Sage dispomos de soluções para todos os segmentos de mercado, desde o empreendedor com necessidades mais simples, à grande empresa que precisa de uma solução desenhada à medida de exigências muito concretas, e isto é um fator diferenciador e muito atrativo para qualquer empresa de Canal que queira endereçar qualquer empresa do mercado, independentemente da sua dimensão.

Para além de uma gama de benefícios que recompensa todos os tipos de Parceiros com base em recomendações, apoios de marketing, vendas, reconhecimentos técnicos, o Sage Partner Program dá aos Parceiros um apoio fundamental no desenvolvimento dos seus negócios, para um crescimento sólido e sustentável, através do suporte na execução de Business Plans e adequados à realidade de cada empresa.

De que forma investe a Sage na Formação e Certificação dos seus Parceiros? 

A preparação dos Parceiros é fundamental para assegurar compromissos de sucesso com o cliente e na Sage estamos empenhados no desenvolvimento de oportunidades de formação que permitam aos nossos Parceiros aprofundar o conhecimento sobre o produto e melhorar a sua experiência na prestação de serviços.

A ampla oferta de formação e certificação dos Learning Services da Sage inclui o acesso a conteúdos diversificados e a percursos formativos fáceis de percorrer, que possibilitam adquirir novas competências, aumentar o rendimento e proporcionar uma experiência extraordinária a cada cliente.

A Sage University por exemplo, oferece aos Parceiros oportunidades de formação concebidas para aumentar o seu conhecimento do produto que lhes permita obter o grau de certificação necessário para cada solução que comercializem. Os nossos Parceiros são estimulados a desenvolver as suas competências e a profundar o seu conhecimento de produto através de programas de formação em diferentes formatos, incluindo eLearning, sessões virtuais, bem como as tradicionais formações em sala.

Quais são as principais apostas da Sage para este ano? 

Para 2020 queremos acima de tudo concretizar a nossa missão: sermos a melhor empresa SaaS do mercado, mantendo a liderança no mercado português. E queremos fazê-lo através da evolução e crescimento do negócio de uma forma sólida e sustentável, com um ecossistema de Parceiros cada vez mais robusto e num entorno de confiança e colaboração. Os nossos Parceiros continuarão a ser a nossa grande alavanca de negócio, para continuarmos com a evolução progressiva para o modelo de subscrição, no qual a Sage foi pioneira em termos de implementação deste modelo de negócio em Portugal, no setor do software de gestão.

Juntamente com os nossos Parceiros, vamos também trabalhar na melhor proposta de valor das nossas soluções Cloud Connected, para que correspondam em 100% às reais necessidades dos nossos Clientes, independentemente do setor onde atuam ou da sua dimensão.

Acima de tudo pretendemos acompanhar e suportar os nossos Parceiros de negócio na transição para o modelo SaaS e providenciar as melhores ferramentas de negócio para crescimento conjunto.

 

Saiba mais sobre o Sage Partner Program e como se pode tornar Parceiro Sage em www.sage.com/pt-pt/parceiros.

 

Artigo publicado originalmente em IT Channel.