5 perguntas a José R. Sousa

Queremos que conheça melhor os colaboradores que tornam possível o sucesso do Sage Partner Program. José R. Sousa, Expert Channels Manager, explica como funciona o Departamento de Suporte Técnico da Sage e a que se deve o crescimento exponencial da participação na comunidade Sage City em Portugal.

1.Há quanto tempo trabalha na Sage?

Desde 2005. Comecei na Escripóvoa que em 2007 foi adquirida pela Sage.

Faço parte do Departamento de Suporte Técnico e atualmente coordeno os elementos Séniores/ Experts (Tier 2). Trabalho igualmente com toda a equipa com o intuito de capacitá-la em todos os momentos, quer a nível pessoal, quer na forma como podem absorver novas competências. Quando refiro pessoal, evidencio um dos pilares da Sage: integridade! Somos pessoas que dialogam com pessoas, somos indivíduos que nem sempre possuem soluções, mas que trabalham constantemente na busca de desfechos positivos.

 

2. Pode descrever-nos a sua função?

Mais importante do que descrever a minha função é retratar o nosso departamento, quem somos, o que fazemos e o que pretendemos. Somos um grupo de pessoas que consome e partilha experiências, conhecimento; um grupo diversificado proveniente de distintas áreas, desde a Gestão e Economia, às Engenharias. Alicerçamos o coletivo ao indivíduo, acreditamos que juntos, baseado num forte espírito de equipa, conseguimos – e conseguiremos cada vez mais – a satisfação dos nossos parceiros. Trabalhamos afincadamente para que o Departamento Técnico seja um Suporte de Excelência!

 

3. Como interage com os Parceiros em termos de suporte? Que tipos de solicitações recebe com mais frequência?

De todas as formas: presencial, por telefone, chat e e-mail. A presencial é sem dúvida a mais interessante. No início pode ser constrangedora, sobretudo quando os conhecimentos técnicos ainda não estão bem alicerçados e o receio de uma não resolução pode evidenciar-se, mas é, sem dúvida, a que mais marca ambos os interlocutores – é criada naturalmente uma relação que será projetada para todas as interações futuras!

Uma das magias de trabalhar neste departamento assenta na diversidade de resoluções que partilhamos, não somente resoluções técnicas, mas toda a exposição de consultadoria que disponibilizamos para moldar as aplicações aos negócios, para conquistarmos novos mercadores, para consolidarmos as soluções de quem nos elegeu e de quem confia no que a Sage constrói.

 

4. Como avalia a participação dos Parceiros na comunidade Sage City e qual tem sido a evolução desde a sua criação em 2018?

O Sage City é uma plataforma aberta: qualquer pessoa pode aceder à informação de forma anónima. As vantagens são imensas, mas a nível de métricas torna-se impossível obter uma relação entre Parceiros Sage e os restantes elementos que visitam a comunidade.

O crescimento tem sido verdadeiramente interessante. Vejamos o aumento das visualizações de três períodos distintos:

  • Junho de 2018 (lançamento em Portugal): 1274;
  • Janeiro de 2019: 6275;
  • Janeiro de 2020: 48027.

Aproveito para agradecer a todos os que contribuíram para esta fantástica adesão!

 

5. Que espera do novo ano ao nível do crescimento da comunidade Sage City e da melhoria do suporte ao canal Parceiros?

O Sage City é o ponto de encontro de toda a comunidade Sage a nível mundial. A nível global o crescimento tem sido positivo e constante. O Reino Unido é atualmente o país com o aumento mais vincado, sobretudo, nos últimos meses! Em Portugal é espectável um crescimento menos acentuado no Q3 e Q4 do FY20 face ao bruto aumento que teve, sobretudo, no início deste Q2!

Para terminar, gosto sempre de vincar este dois pontos: Suporte e Sage City! Embora pertençam ambos à Sage possuem propósitos distintos:

  • O Sage City assenta na reciprocidade, na interação e cooperação entre parceiros e clientes;
  • O Suporte, tudo o que foi aqui descrito anteriormente!

 


José R. Sousa

  • Cargo: Expert Channels Manager
  • Local: Matosinhos
  • Experiência profissional: Administrador de conteúdos web, Suporte Técnico Tier 1, Team Leader de Restauração, Team Leader de Retalho, Formador e Expert Channels Manager.
  • Formação: Multimédia
  • Hobbies: Conviver com a família e amigos e, o momento dita!
  • Citação/frase inspiradora: A beleza da vida está no desconhecido amanhã!
  • Contacto[email protected]