“Com a Sage acompanhamos os clientes degrau a degrau”

Por vezes, o nome de uma empresa sugere de imediato a sua visão, missão e valores. No caso da Escadote, nascida em Coimbra, a ideia é levar os clientes a chegar mais longe, degrau a degrau. Segundo Miguel Duarte, a Sage permite à Escadote conhecer melhor os processos do negócio de cada cliente, auxiliar, otimizar e, quando necessário, desenvolver as soluções mais adequadas às suas necessidades”.

Miguel Duarte, Bacharel em Informática de Gestão pela Business School de Coimbra (ISCAC), efetuou um percurso profissional que lhe permitiu ver as diferentes realidades – entre estar do lado do cliente e do prestador de consultadoria informática – e, dessa forma, ficar com uma melhor perceção dos processos de ambos os lados e de como entendia “que era possível o cliente ser mais bem servido”.

Foi assim que, em 2013, surgiu a Escadote (uma marca registada da empresa Byline Solutions, Lda.), desde logo com o objetivo principal de se diferenciar dos concorrentes na consultoria ao software de gestão da Sage em todas as suas linhas de produtos, bem como o desenvolvimento de software à medida para os seus clientes, nomeadamente lojas online, websites, integrações específicas com softwares ERP, entre outros.

O responsável da empresa, explica que a estratégia passou por “criar uma equipa de suporte técnico (helpdesk) capaz de atender às necessidades dos clientes” e, ao mesmo tempo “ter um melhor conhecimento dos processos do negócio de cada cliente, o que nos permite auxiliar, otimizar e, quando necessário, desenvolver soluções mais adequadas às suas necessidades”, algo que define como “acompanhar o cliente ‘degrau a degrau’”.

 

“Soluções Sage representam 90% do volume de negócios”

A empresa apostou desde o primeiro momento nas soluções Sage, explica este responsável, “dado a Sage ser uma marca reconhecida no mercado, com uma quota de mercado bastante elevada”, mas também “fruto da experiência acumulada na área técnica de suporte a clientes com software Sage e porque entendemos que devemos estar muito mais próximos dos clientes”.

Desde então, a Escadote tem usado diversos produtos Sage no desenvolvimento de soluções para os seus clientes. Segundo Miguel Duarte, assoluções mais populares e às quais a empresa presta serviços de consultoria, desenvolvimento e suporte são o Sage for Accountants (para Gabinetes de Contabilidade), o Sage 50c Loja (para a área do retalho), e os ERP Sage 50c e Sage 100c, muitas vezes com desenvolvimentos específicos para o cliente.

Miguel Duarte afirma que as soluções Sage têm um impacto “bastante significativo” no negócio da empresa, uma vez que cerca de 90% do volume de negócios é efetuado com soluções Sage e, ainda, desenvolvimento de soluções à medida, muitas vezes com integração nas soluções Sage para proporcionar uma melhor gestão financeira e/ou operacional dos processos do cliente.

A empresa atua essencialmente no distrito de Coimbra, mas também tem alguns clientes noutras zonas do país e, inclusivamente, já desenvolveu soluções específicas de aplicações para o estrangeiro. As instalações da Escadote estão localizadas no edifício Business Center da Vinci, no Coimbra iParque, onde a empresa tem sediado o seu escritório com salas de formação e auditório para cerca de 220 pessoas.

 

“As outras soluções estão um passo atrás da oferta Sage”

Para a Escadote, as soluções Sage “destacam-se claramente pelas funcionalidades que permitem ao cliente ir evoluindo à medida das necessidades, bem como da usabilidade e possibilidades de integração, agilizando os processos internos do cliente.” Miguel Duarte reconhece que a empresa “tem observado outras soluções de software de gestão, mas continuamos a entender que no seu todo (preço, margens comerciais, soluções por segmento de mercado, suporte técnico ao parceiro e suporte comercial), ficam um pouco atrás da oferta Sage”.

Em termos de futuro, a Escadote vê o mercado a evoluir de forma a tornar-se cada vez mais exigente e competitivo. “Isto exige que cada empresa, seja qual for a sua dimensão, tenha implementados processos na sua gestão que otimizem a informação necessária para que sejam tomadas as melhores decisões”, explica Miguel Duarte.

“E é neste processo que gostamos de conhecer melhor o negócio de cada cliente, para lhe propor e desenvolver as melhores soluções de forma a fazer evoluir o seu negócio. Cada vez mais, os nossos clientes que têm soluções Sage para o mesmo segmento (e com a mesma área de atividade), mas com particularidades dentro dos processos de gestão do seu negócio, requerem a nossa otimização da solução para ir de encontro às necessidades. Penso que, cada vez mais, será necessário conhecer melhor os processos de negócio do cliente para desenvolver soluções específicas, seja pela otimização das soluções Sage, ou através de desenvolvimento de software à medida do cliente para integrar e complementar a solução.

Também as soluções híbridas (físicas e cloud) e as soluções de software de segurança vão ser responsáveis por uma maior necessidade especialização das nossas equipas sem áreas diversas para aconselhar melhor os nossos clientes na sua evolução e segurança”, concluiu o responsável da Escadote.

 

Pode saber mais sobre a Escadote aqui

Saiba como tornar-se Parceiro Sage https://www.sage.com/pt-pt/parceiros/tornar-me-parceiro/