“O grande desafio para os Contabilistas é a transição para o digital”

A Best Value é um gabinete de contabilidade que tem contado com a Sage como o parceiro tecnológico que apoia nas constantes exigências e alterações a este sector. A empresa utiliza a solução Sage For Accountants, implementada pelo parceiro T&G

Paulo Neves, formado em gestão pelo ISEG, trabalha na área de contabilidade há 15 anos. Em 2011, com mais dois sócios, criou a Best Value, empresa que conta hoje com 24 colaborares, a apoiar na contabilidade, gestão, consultoria e processamento de salários, de cerca de 300 empresas clientes, de norte a sul do país, pois considera que “hoje a distância é uma questão secundária”. Gere a sua atividade entre os escritórios de Sesimbra e de Algés, onde conta com a tecnologia da Sage para o apoiar o seu negócio.

“Nos últimos anos, temos assistido a grandes alterações na nossa profissão”, explica Paulo Neves. “Essas alterações têm sido motivadas pela evolução tecnológica e, também, pela administração fiscal, que introduziu algumas obrigações de forma a facilitar o seu trabalho de auditoria e fiscalização”.

Em resultado das múltiplas alterações ao longo dos últimos anos, a Best Value foi também evoluindo no sentido de criar condições para auxiliar os seus clientes a dar resposta a todas as novas obrigações que foram surgindo. Paulo Neves crê que “o grande desafio que se irá colocar às empresas de contabilidade será a transição para o digital e a forma como poderemos obter os dados necessários para produzir informação contabilística, com processos automáticos, mas sem perder a parte humana, que é fundamental para interpretar os inputs.”

Outro grande desafio, segundo este responsável, consiste na sensibilização dos clientes para as alterações que já estão em curso e para a importância que a contabilidade terá para a comunicação das empresas com entidades terceiras, nomeadamente a banca, os fornecedores, os clientes, os investidores, etc.

 

A Sage, naturalmente

A Best Value utiliza a solução Sage For Accountants, implementada pelo parceiro T&G e, segundo Paulo Neves, esta foi uma opção natural, uma vez que “já conhecíamos a Sage, por termos trabalhado com o software Gestexper, do qual tínhamos muito boas recordações e, quando se colocou a necessidade de alterar o software, foi com naturalidade que falámos com a T&G, empresa que já nos dava apoio ao nível de hardware de rede.”

No entanto, a Best Value ainda não está a tirar todo o potencial da aplicação, que se encontra na fase final da implementação. “Sentimos que estamos a utilizar cerca de 50% dos recursos e estamos muito expectantes com uma utilização plena da aplicação, de forma a dar resposta a todos os desafios que a nossa profissão ainda irá sofrer num futuro próximo.”

“Neste momento, o maior benefício que sentimos ao adotar a solução foi a consolidação dentro do mesmo software de algumas funcionalidades que já utilizávamos em aplicações diferentes, e que nos obrigava depois a importar a informação contabilística para dentro da aplicação”, explica. Quanto a funcionalidades interessantes do software, Paulo Neves salienta o e-Fatura Connection, que lhe permitiu “escalar o processo a toda a equipa”, a importação do saft que implementou “com muita facilidade e da qual reconheço o ganho de tempo” e a reconciliação bancária, “que será bastante importante já numa primeira fase”.

Saiba mais sobre a Best Value aqui.

Saiba mais sobre o Sage Partner Program e como se pode tornar Parceiro Sage em www.sage.com/pt-pt/parceiros.