Sage Partner Program

7 perguntas a… Paula Teixeira, Sales Manager Sage, Accountants Segment

Queremos que conheça melhor os colaboradores da Sage que tornam possível o sucesso do Sage Partner Program (SPP). Paula Teixeira, Sales Manager, responsável pela área de negócio dos profissionais de Contabilidade explica as razões porque a Sage é a líder de mercado neste segmento: “estamos focados no seu crescimento contínuo, investindo na inovação tecnológica e funcional na nossa solução Sage for Accountants e apostando no mais especializado ecossistema de Parceiros”.

 

1. Qual é, na sua opinião, a importância do Canal de Parceiros para o desenvolvimento do ecossistema de soluções Sage?

A estratégia de negócio da Sage assume o canal de Parceiros como um pilar “catalisador” de crescimento. Em Portugal, onde o nosso mercado exige um acompanhamento próximo e cuidado, o canal de parceiros é fundamental na concretização da nossa ambição de crescer.

O Sage Partner Program é por isso uma ferramenta que consolida aquilo que são as nossas ambições de crescimento e sustentabilidade do negócio. Assegura também um forte ecossistema de Parceiros, alinhado com a nossa estratégia comercial e capacitado com consultores especializados quer na captação de novos clientes que nos permitam ganhar mais quota de mercado, quer na retenção de clientes, construindo uma relação assente na confiança.

 

2. Que feedback sobre o Sage Partner Program tem recebido por parte dos Parceiros?
O espírito empreendedor dos nossos Parceiros de negócio enaltece diversas iniciativas do Sage Partner Program tendo em conta o objetivo central da ação e por isso não é fácil identificar uma ou duas vantagens em particular, mas sim o SPP no seu todo.

Considero, no entanto, que quando nos centramos em crescimento, mais concretamente na prospeção e angariação de novos clientes, surge frequentemente o desafio de encontrar a estratégia com maior probabilidade de sucesso, seguido de um outro desafio que é a sua execução. É neste desafio de como chegar efetivamente ao nosso potencial de mercado, que o apoio de marketing disponibilizado pelo Sage Partner Program, ganha grande relevância.

 

3. Quais são as iniciativas mais valorizadas pelo canal de Parceiros, nomeadamente ao nível do apoio de marketing?

Um bom exemplo é o Roadshow Accountants que recentemente criamos para apoiar um grupo de Parceiros Sage que nos desafiou na angariação de novos utilizadores da solução Sage for Accountants. Depois de, em conjunto com cada um dos Parceiros, avaliarmos as oportunidades, o potencial, as dificuldades e os objetivos, criamos um kit “chave-na-mão” com peças de marketing que entre outros contém peças de marketing digital, folhetos e banners de apoio a eventos. Avaliámos também uma verba de co-marketing para apoio por exemplo na comunicação e eventos, que está disponivel no Portal mySage.

 

4. O segmento dos Contabilistas têm revelado um peso crescente para a Sage. Quais os principais desafios que identifica para este tipo de profissionais em Portugal?

O segmento dos contabilistas está em transformação e urge a consciencialização da oportunidade e necessidade de mudança.

O fazer como sempre se fez e a ausência de uma gestão efetiva do negócio, têm de ser substituídos pela automatização, conetividade e digitalização, com a segurança e garantia das normas e regras contabilísticas, abrindo a oportunidade de evolução para a consultoria e outra prestação de serviços de maior valor acrescido para o negócio dos gabinetes de contabilidade.
Queremos crescer fazendo crescer os nossos clientes e, como tal, a Sage e os Parceiros têm um papel fundamental no impulso e acompanhamento deste crescimento. Trata-se bem mais do que uma pura venda ou apoio técnico-funcional, mas sim uma consultoria de gestão do negócio dos nossos contabilistas.

Um gabinete de contabilidade que simplifique as suas tarefas diárias e repetitivas, tornando-as simples, rápidas e seguras, que elimine custos adicionais com impressão, cópia, arquivos físicos e outras soluções de apoio à contabilidade, entre outros e centralize todas as tarefas e arquivo no Sage for Accountants, será certamente um cliente que valoriza e promove a solução Sage, bem como o apoio no  suporte técnico, formação e outros por parte dos nossos Parceiros.

Lideramos o mercado do segmento dos Contabilistas e estamos focados no seu crescimento contínuo, investindo na inovação tecnológica e funcional na nossa solução Sage for Accountants e apostando no mais especializado ecossistema de Parceiros.

 

5. O estudo The Pratice of Now, publicado pela Sage Global, revelou que 83% dos clientes exige mais dos contabilistas agora do que há cinco anos atrás. Esta tendência também é patente em Portugal?
Acaba por resultar numa maior exigência do cliente, mas que tem origem nas exigências da Administração Fiscal e outros órgãos públicos. Concretizando, as obrigações legais e fiscais da responsabilidade única dos clientes do Contabilista (sujeito passivo), que são cada vez mais vastas, complexas e cuja inobservância resulta em coimas significativas, são usualmente assumidas pelo Contabilista. Os motivos podem ser diversos, mas em grande escala devem-se a iliteracia dos sujeitos passivos e à desvalorização do serviço do Contabilistas, que muitas vezes opta por aumentar a sua responsabilidade para melhorar o poder negocial da avença.

O desafio é responder a essa exigência com consciência e consumindo cada vez menos recursos humanos e tempo e investir esses recursos na prestação de serviços que sejam realmente valorizados pelo cliente.

 

6. Quais são as principais características que revelam os Parceiros Sage de sucesso?

A vontade de crescer, a coragem para transformar e inovar, a confiança no modelo de negócio Sage, a especialização na solução Sage que oferece e entrega e o conhecimento das necessidades e especificidades do segmento, são, a meu ver, as principais características de um Parceiro Sage de sucesso.

 

7. Quais são os objetivos de crescimento do Canal de Parceiros para 2019 e de que forma tenciona ajudar os Parceiros a cumprir as suas metas de negócio, nomeadamente através do apoio de marketing?

Estando a estratégia da Sage em Portugal essencialmente assente no canal, os objetivos de crescimento dos Parceiros Sage são um reflexo dos objetivos da Sage.
O Sage Partner Program prevê o acompanhamento de um gestor de conta dedicado e a elaboração conjunta de um plano de negócio, que permite aos Parceiros conhecer o objetivo esperado e descrever as iniciativas a implementar para apoio à sua concretização. Na elaboração do plano de negócios deve ser assumido o compromisso conjunto no crescimento da quota de mercado (pela angariação de novos clientes e retenção e reativação de clientes) e na valorização da carteira (pela oportunidade de aumentar o valor do cliente, pelo crossell, upsell e novo negócio em clientes Sage) e assumir o apoio necessário por parte da Sage, que pode passar por apoio comercial e/ou apoio de marketing.

A título de resumo, transcrevo a primeira frase do Sage Partner Programs “Juntos, contruímos”.

 

Paula Teixeira

  • Cargo: Sales Manager – Accountants Segment na Sage Portugal.
  • Local: Matosinhos.
  • Experiência profissional: Trabalha na Sage há mais de 20 anos, tendo passado pelas funções de Responsável de formação, Gestora de Produto, Consultora técnica, Gestora de Formação e desde 2013 como Sales Management para o segmento dos Contabilistas.
  • Formação: Licenciada em Gestão (Universidade Católica Portuguesa).
  • Hobbies: Conviver com a família e amigos, viajar, cinema, música, dança, bicicleta, desportos radicais, ler, cozinhar e comer.
  • Citação/frase inspiradora: “The best way to predict your future is to create it”, by Peter Drucker (traduzindo: “A melhor maneira de prever o seu futuro é criá-lo”).
  • Contacto: [email protected], Linkedin.