Porto: Joana Vasconcelos – I´m Your Mirror

Só tem até 24 de Junho para visitar a exposição I´m your Mirror, que percorre os 20 anos de carreira da consagrada artista portuguesa Joana Vasconcelos, organizada pelo Museu Guggenheim Bilbao, em parceria com o Museu de Arte Contemporânea de Serralves.

A exposição é uma retrospetiva da carreira da artista que reúne mais de 30 peças, de 1997 até à atualidade, cobrindo duas décadas de prática artística de Joana Vasconcelos, cujas obras contém referências à cultura popular portuguesa e à história universal da arte.

A mostra inclui muitas das suas obras mais conhecidas, como a Cama Valium (1998), A Noiva (2001–05), Burka (2002), Coração Independente Vermelho (2005), Marilyn (2011) e Lilicoptère (2012), assim como novos trabalhos criados para esta mostra, como Finisterra ou I’ll Be Your Mirror (título da exposição) que é uma homenagem a Nico, a cantora alemã celebrizada pela música “I’ll be your mirror”, da banda nova-iorquina Velvet Underground.

Inclui também algumas obras nunca expostas em Portugal, como é o caso de Solitário (2018), um anel de grandes dimensões (7 metros), concebido para o Museu Guggenheim, em Bilbau. A exposição estende-se até aos jardins do Parque de Serralves através de monumentais esculturas de exterior e representa também o regresso da artista ao Museu de Serralves, onde expôs no ano 2000.

Joana Vasconcelos: I’m Your Mirror é uma exposição organizada pelo Museo Guggenheim Bilbao, em parceria com o Museu de Arte Contemporânea de Serralves e a Kunsthall Rotterdam, Roterdão, e é comissariada por Enrique Juncosa. Não deixe de ver algumas das obras mais emblemáticas da artista expostas no museu e no parque até 24 de junho

 

Joana Vasconcelos!! I´m Your Mirror!!