10 paisagens de primavera mais fascinantes do mundo

A explosão de cor e de aromas associados ao despontar das flores cria cenários de rara beleza em diversas partes do mundo. Selecionamos alguns dos mais conhecidos.

1. Haarlem e Leiden, Holanda

Durante a primavera, as tulipas em flor transformam este país do Norte da Europa num interminável jardim. Os campos assemelham-se a gigantescas tapeçarias de cores (desde o verde, vermelho, amarelo e até o azul) que emitem uma sublime e delicada fragrância. Um regalo para os nossos sentidos!

 

2. Floresta de Hallerbos, Bélgica

Conhecida como a “floresta azul”, parece ter saído de um conto de fadas, pintado em tons de azul, graças ao tapete natural de milhares de jacintos selvagens azuis que florescem durante esta estação e exibem tonalidades que vão desde o azul pálido ao violeta intenso. O bosque encantado fica a apenas meia hora da capital belga.

 

3. Vale das Rosas, Marrocos

O delicado aroma das rosas e a paisagem deslumbrante encantam quem passa pelo sopé do Alto Atlas, na confluência com o vale Dades. A “capital das rosas” é Kelaa M’gouna, com cerca de 15.000 habitantes da etnia berbere chleuh, que se dedicam ao cultivo de rosas, à destilação de essências e a produção de perfumes.

 

4. Napa Valley, Estados Unidos

Durante a primavera, as videiras em flor tingem milhares de hectares de terreno de cor mostarda, que contrastam com as novas folhas das videiras em tom verde-claro. Vale a pena viajar de carro, ou de comboio por uma das regiões vinícolas mais famosas do mundo, localizada a norte de São Francisco, Califórnia.

 

5. Taizhou, China

As flores de colza dominam a paisagem e formam um verdadeiro mar ondulante e amarelo que se mistura com as águas cinzentas e tranquilas dos canais fluviais. O cenário natural é de tal forma exótico que a paisagem florida de Taizhou, na província de Jiangsu, no leste da China, atrai cada vez mais turistas.

 

6. Hanami, Japão

Hanami significa literalmente contemplar flores. Trata-se de um hábito milenar que se estende por todo o país asiático durante a Primavera. Não se refere apenas a caminhar e maravilhar-se com a beleza das flores de cerejeira. Inclui organizar um piquenique com amigos, familiares ou colegas do trabalho ou da escola ao abrigo das árvores.

 

7. Valle del Jerte, Espanha

Bem perto de Portugal, também pode assistir ao espetáculo impressionante de mais de um milhão e meio de cerejeiras em flor que tingem de branco este vale da província de Cáceres, na região da Extremadura. Vale a pena visitar o Festival das Cerejas em Flor, uma celebração popular que assinala a chegada da primavera.

 

8. Vale d´Orcia, Itália

Se há uma paisagem natural na famosa região da Toscana capaz de nos deixar sem palavras, esse é o Vale de Orcia que, desde 2004, faz parte do Património Mundial da Unesco. Vinhedos, oliveiras, ciprestes, faias e castanheiras coexistem em harmonia com grandes casas e pequenas cidades medievais.

 

9. Provence, França

A região de Provença não seria o que é sem os campos de lavanda, que lhe dão fama mundial. Eles pintam os vales em tons de azul elétrico e violeta, que formam um verdadeiro cenário cinematográfico, acrescido de uma singular experiência olfativa. A floração da lavanda acontece a partir de meados de junho e a colheita até 15 de agosto.

 

10. Algarve, Portugal

Conta a lenda que, na altura em que o Algarve ainda se chamava Al-Gharb, o jovem califa que reinava em Silves casou-se com a filha de um senhor dos povos do Norte. A saudade da jovem pelas paisagens de neve, levou o rei árabe a plantar milhares de amendoeiras, para que todos os anos florissem e cobrissem as terras de pétalas brancas. Além do barrocal algarvio, a região do Foz Côa e, em particular, a cidade de Figueira de Castelo Rodrigo, é conhecida como a “Rainha da Amendoeira em Flor”.