“O Sage For Accountants faz a diferença”

Rui Safara, fundador e gestor da ASTS, Consultores Certificados Associados, utiliza a solução Sage For Accountants que, na sua opinião, “permite libertar os recursos para outras funções mais entusiasmantes do que arquivar e classificar documentação e inserir dados no software de gestão, tais como o aconselhamento, a consultoria e o apoio à gestão das empresas”.

A ASTS, Consultores Certificados Associados surgiu no início de 2016, em Setúbal. A empresa foi a materialização de um projeto pessoal do seu fundador e um dos gestores, Rui Safara, “um investimento em várias áreas conexas, numa fase de mudança na minha vida profissional.” 

No início, a carteira de clientes era diminuta, pois Rui Safara era contabilista e consultor económico-financeiro em part-time de empresas de amigos e conhecidos. No entanto, e até este ano, a evolução do negócio foi constante, ainda que seja “difícil entrar num mercado saturado de contabilistas e numa região onde o trabalho desenvolvido nem sempre é valorizado, muito por culpa de colegas que praticam avenças low-cost/tudo incluído”, explica.

O responsável da ASTS diz, contudo, que considera o trabalho desenvolvido ao longo dos últimos cinco anos como tendo valido a pena e, recentemente, o negócio tem evoluído de forma mais consistente. “O nível de exigência cresceu de forma exponencial e, neste último ano, o acréscimo de trabalho, gratuito, com os apoios às empresas no âmbito da pandemia Covid-19 tem sido na ordem de 40%”.

Por outro lado, Rui Safara afirma que sente que o negócio tem evoluído à medida que os seus clientes, em comparação com as experiências que teve nos anos 80 e 90, ficam “mais preocupados com a gestão da empresa, possuem mais conhecimentos e, de certa forma, estão mais informados”. Na prática, isto não faz com que a função de Contabilista seja diminuída, “muito pelo contrário, torna-se mais fácil explicar determinados conceitos e ‘educar’ o cliente”, explica. 

Sage for Accountants facilita trabalho do dia-a-dia

A ASTS está neste momento a usar o Sage For Accountants, que é uma aplicação que facilita imenso o trabalho que desenvolvem no dia a dia, com a simplicidade de utilização da aplicação, fluidez de processos e a integração de todos os módulos, com a possibilidade de utilização no negócio mais simples, até à especialização total através da contabilidade analítica e centros de custos. Sem ser uma aplicação exageradamente onerosa, é um ERP que continua em constante evolução no sentido de automatizar processos e enfrentar alguns dos problemas crónicos deste setor, nomeadamente o tempo perdido com o saneamento de situações causados pela Administração Fiscal e Institutos Públicos, “o tempo que se perde a submeter declarações, novos formatos/modelos, as indisponibilidades de sistemas, a utilização de plataformas descontinuadas (caso do Java ou do Flash), os sistemas que funcionam mal e são uma autêntica areia na engrenagem… e que prejudicam os clientes e consomem tempo e recursos ao nosso escritório”.

Rui Safara aponta também o dedo à “complexidade do sistema fiscal, que é um grande dificultador do investimento nacional e estrangeiro: cada vez mais, o Contabilista tem de dominar todos os códigos, com as respetivas atualizações anuais, trimestrais e até mensais, para poder corretamente analisar e enquadrar os seus clientes. É um trabalho extremamente exigente e de enorme responsabilidade.”

Solução que automatiza os processos contabilísticos

A solução Sage, por outro lado, “permite libertar os nossos recursos para outras funções mais entusiasmantes do que arquivar e classificar documentação e, ritmadamente, inserir dados no software de gestão.” Aliás, para Rui Safara, “o Contabilista Certificado deve ser libertado para a sua verdadeira função em todas as organizações: contribuir para a gestão das Empresas, ser um fiel apoio na tomada de decisão – e ser remunerado como tal!”

A utilização do Sage for Accountants pela ASTS veio contribuir um pouco para a concretização deste cenário. “A simplicidade de processos, a forma como a informação pode ser consultada e disponibilizada, todos os mapas e análises que são disponibilizadas são extremamente úteis à gestão do escritório e das empresas que são nossas clientes”, afirma o gestor da ASTS. “Funcionalidades como a ligação ao E-Fatura da Autoridade Tributária são essenciais para aproximar da realidade todas as peças contabilísticas produzidas, e a reconciliação de documentos é algo fundamental e indispensável nos dias de hoje.”

Segundo Rui Safara, “a integração [do Sage for Accountants] no universo Sage proporciona o aproveitamento de sinergias muito importantes; neste caso, os meus clientes dispõem, caso desejem, de um sistema de faturação gratuito – sistema esse ao qual o Contabilista tem acesso e pode aceder aos dados por este gerados. Aliás, conhecer outras soluções Sage já nos permitiu aconselhar e trazer clientes para esta nossa grande família”, conclui.

Quanto ao que “faz a diferença” neste programa, Rui Safara aponta “tudo o que está relacionado com a automatização de lançamentos contabilísticos, designadamente o E-Fatura Connection, o importador de Saf-t de faturação e, mais recentemente, o Arquivo Digital.”

É uma aplicação que permite “caminharmos a passos largos para a libertação do Contabilista para a sua real função, o seu ‘core business’ – o aconselhamento, consultoria e apoio à gestão das empresas”, conclui.

 

Saiba mais sobre a ASTS aqui.

Conheça mais testemunhos de Clientes aqui