Ser contabilista… é de herói!

E os Contabilistas já têm um dia oficial: 21 de Setembro.

Para muitos foi um dia igual a todos os outros dias, para outros um dia de reflexão sobre o futuro da profissão, a ética e responsabilidade social e a importância da atitude na superação de desafios e medos.

Mais do que o dia que foi – Institucionalizado e celebrado pela Ordem dos Contabilistas Certificados – é de louvar o seu significado:  de reconhecimento e valorização deste conjunto de profissionais e um desafio ao futuro.

O papel do contabilista está a transformar-se a um ritmo já impossível de ser ignorado. No futuro estão novas oportunidades num desafiante caminho de transformação.

Na revolução da indústria da Contabilidade em curso, destacam-se quatro significativas mudanças:

  1. A crescente automação de processos, com recurso à evolução tecnológica do software (redução de tempos de introdução via integração online, classificação automática através da inteligência artificial e machine learning);
  2. A progressiva adoção da cloud que revoluciona a forma como é recolhida, guardada e disponibilizada a informação favorecendo a conectividade entre os vários elementos do ecosistema contabilístico;
  3. Exigência de maior conhecimento (e responsabilidade de cumprimento) das alterações contabilísticas, fiscais e legais, numa abrangência global para além de local;
  4. A importância da comunicação e o recurso ao mundo digital como plataforma ao desenvolvimento e expansão.

Os contabilistas do futuro são os agentes desta mudança e em simultâneo o garante da relação e da confiança com os seus clientes e outras entidades neste contexto de transformação.

O que estamos a assistir é, não ao desaparecimento, mas à reinvenção da profissão do contabilista baseada na capacidade de adaptação, focada na especialização e na competência para adicionar valor ao negócio dos seus clientes.

O reconhecimento (e sucesso) recairá sobre os contabilistas capazes de tirar partido do tempo libertado pela automação e conectividade (tecnologia) e se transformarem em assessores de negócio, e especialistas capazes de aconselhar de forma estratégica os seus clientes.

Por isso exaltamos também nós na Sage – na nova campanha de marketing –  o papel de herói dos contabilistas nos nossos dias, que levam a cabo no dia a dia missões “quase impossíveis” num ambiente de mudança constante e desafios exigentes.

Disponibilizamos a nossa tecnologia Sage for Accountants como recurso para essa missão.

A par da Sage e da tecnologia, os nossos Parceiros fazem parte destes recursos e como tal desafiamos-vos, tal como nós, a dá-lo a conhecer aos contabilistas, com todo o orgulho!

Parafraseando John Brockwell antigo presidente da Associação Mundial de Contabilistas certificados (ACCA) “Os profissionais que terão maior valor e reconhecimento serão aqueles que têm a mente mais aberta, que conseguem interpretar, compreender e comunicar o significado dos números, os que se desenvolvem nos desafios, os que apreciam as oportunidades de aprendizagem permanente e os que abraçam a mudança”

Tudo o resto a tecnologia suporta #SageforAccountants

 

Até Breve!

Ana Teresa Ribeiro,
Directora, Accountants Business Unit