Acessórios wearables que estão na moda

Quer contar os passos das suas caminhadas, as calorias consumidas ou a distância percorrida? Escolha o dispositivo perfeito para um estilo de vida saudável.

Quem quer começar uma atividade física diária ou consolidar o progresso que fizemos durante o resto do ano, hoje tem à sua disposição uma grande variedade de dispositivos, chamados wearables, que nos motivam a dar sempre um passo adiante.

A palavra wearable numa tradução literal significa “vestível”. No jargão tecnológico, o termo refere-se aos pequenos computadores que acompanham permanentemente o utilizador e realizam funções específicas que simplificam a nossa vida. São exemplos de wearables as pulseiras, relógios, óculos ou até mesmo os ténis de corrida com chips incorporados. A escolha é muito extensa e vai desde as discretas pulseiras que exercem as funções de uma calculadora de bolso até aos smartwatches de luxo. Basta escolher a proposta que melhor responda às suas necessidades e ao seu orçamento. Inspire-se nas seguintes sugestões.

 

Pulseiras

As pulseiras digitais mais básicas e económicas permitem-nos medir a nossa frequência cardíaca e contar os nossos passos ao longo do dia. Geralmente incluem as informações sobre os quilómetros percorridos, a velocidade, a meta ou objetivo a alcançar durante o dia, as calorias gastas, a monitorização do sono e, claro, a data e a hora … Além de poderem ser operadas através de um único botão, uma das vantagens deste dispositivo é a autonomia que pode durar até um mês. Eles são ideais para quem quer entrar no mundo dos wearables ou para quem só necessita de um dispositivo muito simples (mais fácil de manusear do que uma app de um telemóvel) e com poucas funções.

 

Relógios

Se está em dúvida entre ter um bom relógio ou pulseira digital, saiba que agora pode ter ambos em um. A maioria dos relógios digitais de nova geração tem um design elegante ou desportivo, pelo que são considerados acessórios de moda que “casam bem” com o vestuário que ostenta a cada dia. Além de oferecerem as funcionalidades básicas anteriores, os relógios digitais têm opções mais avançadas, como armazenar as rotas diárias por GPS e transferir as informações para outros dispositivos como o telemóvel, tablet ou PC.

 

Smartwatches

Os smartwatches (relógios inteligentes) distinguem-se dos anteriores porque, em regra, parecem-se mais com os de mecânica tradicional (quartzo), incorporando, porém, a melhor tecnologia disponível de controle tátil e um sistema operativo que possui um altímetro, barómetro e velocímetro. Estes dispositivos também nos permitem aceder às listas de reprodução para ouvir música enquanto corremos, navegamos entre aplicativos ou lemos mensagens de texto. Permitem inclusivamente fazer chamadas conectando-nos ao telemóvel. Os smartwatches também oferecem acesso a um grande número de aplicativos de desporto e saúde que fazem um controle exaustivo da nossa atividade física, sendo, por isso, dispositivos Ideais para atletas.

 

Óculos inteligentes

Hoje existem dispositivos deste tipo que oferecem a possibilidade de tirar fotos ou gravar vídeos de alta definição de (quase) tudo o que estamos a vislumbrar. Paralelamente permitem verificar o e-mail, as últimas notícias, os alertas de tráfego, o caminho mais curto para chegar ao destino ou fazer uma videoconferência ao vivo. Uma das funcionalidades mais apreciadas é a de traduzir o que se está a ver, em tempo real, para qualquer idioma.