Evento CCIP/Sage com Presidente da República

No âmbito da celebração do seu 184º aniversário, a Câmara de Comércio (CCIP) e a Sage organizaram um almoço, no dia 18 de Junho, que contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

No discurso aos empresários presentes, o Presidente da República salientou que, ao longo de quase dois séculos, os empresários portugueses e comerciantes industriais que deram origem à instituição enfrentaram inúmeros desafios: bancarrotas, ultimatos, bloqueios, crises de financiamento, ditaduras, mudanças de regime, o fim do ciclo colonial e imperial, a entrada em novos e livres mercados e a crescente internacionalização das empresas. Reptos que foram ultrapassados num permanente “esforço de adaptação e modernização”.

Nesse sentido, elogiou “a fibra e a força dos empresários, dos empreendedores e dos gestores portugueses”, identificando “a economia global na era digital” – tema que é caro à Sage – como o novo desafio que se coloca às empresas.

Durante a sua intervenção, Marcelo Rebelo de Sousa destacou ainda 7 aspetos que vão marcar as vidas das empresas nos tempos mais próximos:

  • A conjuntura política internacional;
  • A preocupação com o regresso do protecionismo comercial;
  • A encruzilhada na União Europeia;
  • As perspetivas do mundo que fala português;
  • O investimento e as exportações;
  • O acordo sócio laboral;
  • O orçamento do Estado.

 

Parceria Sage CCIP

Esta iniciativa conjunta — a que soma o evento da CCIP, RGPD: O Estado da Nação, realizado a 7 de Junho e patrocinado pela Sage — vem na sequência da parceria corporate entre a Sage e a Câmara de Comércio e Industria Portuguesa (CCIP), recentemente celebrada e que tem o objetivo de apoiar as empresas portuguesas no processo de digitalização dos seus negócios a nível local ou internacional.

A propósito deste acordo estratégico, o diretor-geral da Sage Portugal, Jose Maria Raventós, salientou a extrema importância de “estarmos com uma associação com mais de um milhar de sócios”, acrescentando que, “uma vez que a Sage é uma empresa fornecedora de tecnologia que está orientada às empresas, estar aqui é fundamental para nós”.

No que se refere às vantagens que a Sage pode aportar, o diretor-geral afirmou que “o nosso objetivo é poder oferecer soluções e serviços orientados para todo este conjunto de empresas, interagir com elas e poder assim oferecer-lhes soluções que facilitem a sua produtividade, eficiência e competitividade nos negócios. Além disso, sendo a Sage uma companhia global, somos o parceiro ideal para podermos contribuir para a internacionalização das empresas”.

 

Video-resumo da Parceria Sage CCIP