10 especialistas em gestão que deve conhecer

Estes são alguns dos pensadores mais influentes do mundo. Todos estão nas primeiras posições do prestigiado ranking The Thinkers50, conhecidos como os “Óscares” da gestão.

1. Michael Porter

Reconhecido como o pai da estratégia de negócios, Michael Porter é um dos mais importantes pensadores do mundo nos temas da gestão e competitividade. Este reputado economista americano da Harvard Business School formulou importantes teorias (entre as quais, a “vantagem competititiva” e o “modelo das 5 forças”) para responder aos problemas mais complexos enfrentados pelas empresas modernas, economias e até países.

2. Clayton Christensen

Também nascido nos Estados Unidos, Clayton Christensen, autor do conceito de “inovação disruptiva” no best-seller The Inovator´s Dillema, é considerado um dos maiores especialistas mundiais em inovação e as suas ideias têm sido amplamente utilizadas em indústrias e organizações em todo o mundo. Professor de Gestão na Harvard Business School é também o fundador de quatro empresas de sucesso.

3. W. Chan Kim e Renée Mauborgne

A dupla de professores de Estratégia da reputada escola francesa de negócios INSEAD assina um dos maiores best-sellers de sempre do mundo da Gestão, o livro Estratégia do Oceano Azul, traduzido para 44 idiomas (recentemente foi lançada a sequela Blue Ocean Shift). A obra ensina os gestores a investir em mercados inexplorados ou com pouca rivalidade empresarial e apresenta casos de sucesso como o Cirque du Soleil ou a Starbuck.

4. Don Tapscott

Este consultor canadiano é considerado uma das autoridades mundiais no impacto da tecnologia sobre a sociedade, a economia e os media. Ele dedicou-se a explicar a revolução digital para os líderes empresariais e governamentais de todo o mundo e orientá-los na implementação de novas estratégias de negócios. Autor de 15 livros o último intitula-se The Blockchain Revolution (a tecnologia que está por detrás do êxito das bitcoins).

5. Marshall Goldsmith

É um dos pensadores com maior influência no desenvolvimento da liderança, coaching e mentoring, sendo reconhecido em todo o mundo como o conselheiro que transforma líderes em líderes ainda melhores. Como? Incorporando mudanças positivas e permanentes no seu comportamento. Autor de 35 livros, os mais recentes intitulam-se What Got You Here Won’t Get You There, Triggers e How Women Rise.

6. Linda Hill

Especialista em liderança empresarial, a professora de Harvard defende que a inovação nasce da colaboração e partilha de ideias. Para Linda Hill, não há um líder absoluto de criadores de ideias. Estas são o resultado da colaboração e do trabalho de todos os membros de uma empresa. O seu último livro Collective Genius: The Art and Practice of Leading Innovation, ensina a gerir melhor as equipes, as redes e… a si próprio.

7. Roger Martin

Ex-reitor e atual diretor do Martin Prosperity Institute da Rotman School of Management da Universidade de Toronto, no Canadá é consultor de vários CEOs em todo o mundo.  É autor de 10 livros, dos quais o mais conhecido intitula-se The Opposable Mind, onde analisa como os líderes pensam e tomam decisões, especialmente através da capacidade de gerar novas ideias a partir de visões díspares ou mesmo antagónicas.

8. Herminia Ibarra

Nascida em Cuba, com licenciatura e doutoramento em Yale (Estados Unidos) é professor ade comportamento organizacional da prestigiada London Business School. Autora do best-seller Act Like a Leader, Think Like a Leader, que ensina os gestores a transitar para as funções de liderança mais amplas, é uma especialista em liderança, desenvolvimento pessoal, gestão de carreiras e políticas de não descriminação de género.

9. Rita McGrath

Professora da Columbia Business School é considerada uma das maiores especialistas em estratégia e inovação do mundo, especialmente no desenvolvimento da estratégia em ambientes incertos e voláteis. Classificada como uma das 25 mulheres mais inteligentes pela revista Fast Company, no seu último livro The End of Competitive Advantage, ela põe em causa a teoria das duas fontes de vantagem competitiva de Porter (preço ou diferenciação).

10. Daniel Pink

Escritor, palestrante e especialista em liderança, foi consultor político e trabalhou durante três anos na Casa Branca como editor-chefe dos discursos do vice-presidente Al Gore. Foi também o apresentador da serie da National Geographic sobre Ciências Sociais. O seu livro mais famoso A Whole New Mind: Why Right Brain Thinkers Will Rule the Future, esteve durante quatro anos no top dos mais vendidos da New York Times.