Escape Rooms, a nova tendência do team building

Os escape rooms (ou salas de fuga) são cada vez mais populares em todo o país. Para as empresas, são uma ferramenta de formação original que promove a colaboração e o trabalho em equipa

Um Escape Room é um jogo de aventura física e mental que consiste em “aprisionar” um grupo de pessoas (em regra, de 3 a 7) numa sala fechada até conseguirem resolver um conjunto de pistas, quebra-cabeças ou charadas, que lhes permitam escapar (em geral, os jogadores têm 60 minutos para resolver o desafio). Os temas dos escape rooms são diversos e vão desde a célebre evasão de uma cela, até aos inspirados na história, aventura, terror ou ficção cientifica. O escape room original, chamado Real Escape Game (REG) foi criado em Quioto, no Japão, em 2007 pelo director de anime Takao Kato, da editora Scrap. Desde então a moda foi crescendo de forma imparável e hoje já existem cerca de 8 mil salas espalhadas pelo mundo.

Nos últimos anos os escape rooms também têm vindo a ganhar mais seguidores entre as empresas, como uma alternativa original e inovadora para as ações tradicionais de construção de equipes (team bulding).

As potencialidades desta ferramenta, nomeadamente ao nível da melhoria do ambiente de trabalho e das relações interpessoais, são enormes. Os escape rooms são, na sua essência, um desafio coletivo baseado na colaboração. Colocar uma equipa diversificada de jogadores, altamente pressionada pela dificuldade das tarefas e pela escassez de tempo, a decifrar enigmas em conjunto até conseguir escapar de uma sala fechada, permite desenvolver inúmeras habilidades como a liderança, comunicação, a concentração, a tenacidade e, acima de tudo, o espírito de colaboração e de entre-ajuda.

Não existe uma fórmula infalível para escapar, mas a chave fundamental é sempre o trabalho em equipe. Exige-se aos seus membros que aproveitem os pontos fortes e compensem as fraquezas de cada elemento e que sejam capazes de tomar decisões em conjunto. Os participantes podem ser pessoas de qualquer sexo, idade, nível de formação ou condição física. Não existe um tema de escape room especialmente recomendável para acções de team building, embora existam vários níveis de dificuldade consoante o nível de experiência de cada jogador. O importante é que as aventuras sejam estimulantes e que a experiência seja memorável e irrepetível.

Alguns benefícios das salas de fuga como ferramenta de team bulding:

  • Favorecem a tomada de decisão, através de ideias consensuais.
  • Reforçam a motivação e o espírito de entre-ajuda
  • Estimulam a inovação e o pensamento “fora da caixa”.
  • Focalizam os participantes no cumprimento da missão e nos resultados.
  • Aumentam o conhecimento e a empatia entre os membros da equipe
  • Melhoram as habilidades de comunicação e a confiança entre os membros
  • Estabelecem o trabalho em equipe como a maneira natural de trabalhar.

 

Locais disponiveis

LISBOA

PORTO