Porto: O mundo de Steve McCurry

Mais de 200 fotografias do aclamado e reconhecido fotógrafo Steve McCurry são apresentadas na Alfândega do Porto, até 31 de Dezembro. O fotógrafo americano expõe as suas imagens pela primeira vez em Portugal, desde os trabalhos mais antigos – da sua primeira viagem ao Afeganistão –até aos mais icónicos, como o retrato da menina afegã que correu o mundo.

A exposição The World of Steve McCurry propõe uma longa e intimista viagem pelo universo de Steve McCurry, do Afeganistão à Índia, do Sudoeste Asiático a África, de Cuba aos Estados Unidos, do Brasil a Itália, através do seu fantástico repertório. As fotografias de McCurry criam uma extraordinária galeria de retratos, onde a figura humana é protagonista.

A lente de McCurry captou imagens de uma intensa poesia, mesmo em locais do mundo onde a vida é particularmente dura. Mas captou igualmente cenários de total caos e terror, em cenário de guerra, violência e atrocidade. 11 de setembro, Guerra do Golfo, Guerra do Afeganistão, Japão pós-tsunami, crianças-soldado, momentos marcantes da história dos nossos tempos que ficaram imortalizados na lente de Steve McCurry.

Esta exposição reúne não só os seus trabalhos mais conhecidos, mas, de igual forma, fotografias mais recentes ainda não publicadas, como a coleção a preto e branco resultante da sua primeira reportagem no Afeganistão em 1979/80.

Recorde-se que Steve McCurry é uma das vozes mais icónicas da fotografia contemporânea desde há mais de 30 anos, com recordes de capas de revistas como a Time, Life, Newsweek, Geo e National Geographic, mais de uma dúzia de livros publicados e inúmeras exposições mundiais em torno do seu nome e obra,  tendo sido reconhecido com alguns dos mais prestigiados prémios do sector, incluindo a Medalha de Ouro Robert Capa, o National Press Photographers Award, e uns inéditos quatro primeiros prémios no World Press Photo.

Na história da fotografia, para sempre ficará gravado o seu retrato mais impressionante, Afghan Girl (1984). A imagem da menina dos olhos verdes correu capas de revista em todo o mundo, abalando corações e evocando uma graça e dignidade absolutamente notáveis. O trabalho de McCurry tem uma qualidade intemporal e pictórica única, a maioria das vezes em absoluto choque com a região problemática em que foi registado.

 

The World of Steve McCurry

Alfândega do Porto

Rua Nova da Alfândega

4050-430 Porto

Até 31 de dezembro

stevemccurryworld.com